DOCÊNCIAS ESCRAVA E NOBRE: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15197

Palavras-chave:

Docência, Docência escrava, Docência nobre, Educação, Aula.

Resumo

A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.

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Biografia do Autor

Gilberto Silva dos Santos, UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências PPGEC/UFRGS Professor de Matemática da rede municipal de Porto Alegre

Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências PPGEC/UFRGS Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFRGS

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Santos, G. S. dos, & Bello, S. E. L. (2021). DOCÊNCIAS ESCRAVA E NOBRE: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 29(2), 229-244. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15197