CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS PEQUENAS: ROMPENDO FRONTEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1526Resumo
O texto que segue tem como origem uma investigação de mestrado, em que a motivação central foi procurar compreender as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública do município de Florianópolis. Foram sujeitos da pesquisa um grupo de20 crianças com idade entre 3 a 4 anos. A análise recorta dessas práticas as relações estabelecidas entre adultos e crianças no interior da instituição, especialmente aquelas situações consideradas pelos adultos como de “transgressão” por parte das crianças. Destaco aqui o percurso metodológico do trabalho com o objetivo de registrar as possibilidades de pesquisa com as crianças ressaltando sua condição de sujeitos sociais plenos e, portanto, interlocutores capazes para dizerem de si mesmas. .As relações entre pares revelaram um certo grau de cumplicidade da formulação de estratégias pelas quais “burlavam” algumas das regras impostas pelos adultos. Tais observações constituem um alerta e uma orientação para aqueles que pretendem construir uma pedagogia que transite da regulação para a emancipação dos sujeitos. Palavras-chave: Educação Infantil; Metodologias de Pesquisa; TransgressãoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.