Educação Integral, Jornada Ampliada e o Pensamento Complexo: ensaios sobre os territórios educativos

Autores

  • Diovane de César Resende Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento https://orcid.org/0000-0003-1507-1584
  • Marcus Vinicius Neves Araujo Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento
  • Regina Maria Rovigati Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0002-3135-9425

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16538

Palavras-chave:

Educação Integral, Teoria da Complexidade, Territórios educativos

Resumo

O presente artigo é desdobramento do recorte teórico utilizado em uma pesquisa de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como objetivo estabelecer relações entre a Educação Integral, Educação em jornada ampliada, o pensamento complexo e as potencialidades dos territórios para o desenvolvimento do indivíduo/sociedade/espécie. A partir das discussões estabelecidas ao decorrer deste trabalho, compreendemos que as instituições formais de ensino como um dos inúmeros espaços educativos que compõem os territórios, os quais são constituídos de dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo/sociedade/espécie em sua complexidade.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAUJO, Marcus Vinicius Neves. O corpo criança na apropriação do espaço escolar: uma investigação no primeiro ano do ensino. 2020. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2020. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1103. Acesso em: 22 maio 2022.

ARROYO, Miguel Gonzáles. O direito a tempos-espaços a um justo digno viver. In: MOLL, Jaqueline et al (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.

CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p.1015-1035, out. 2007. Mensal. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1828100>. Acesso em: 26 abr. 2021.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira?. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p.247-270, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13940.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.

GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações e processos. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GALLO, Silvio et al. Educação Integral numa perspectiva anarquista. In: COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Vilela (Org.). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002. Cap. 1. p. 13-42.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec | Nova Série, [s.l.], v. 1, n. 2, p.15-24, 1 ago. 2006. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/issue/view/8>. Acesso em: 28 fev. 2021

GUARÁ, Isa Maria F. R.. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em Aberto, [s.l.], v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2419. Acesso em: 25 abr. 2021.

GOTTMANN, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline et al (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 129-146.

MOLL, Jaqueline. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2019.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2017.

MORIN, Edgar. A via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 392 p.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. Rumo ao abismo?: ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011a.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar; MOIGNE, Jean Louis Le. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000. Tradução de Nurimar Maria Falci.

QUEIROZ, Thiago Augusto N. Espaço geográfico, território usado e lugar: ensaio sobre o pensamento de Milton Santos. Para Onde!?, Porto Alegre, RS, v. 8, n. 2, p. 154-161, dez. 2014.

RIBEIRO, Diovane de César Resende; MOREIRA, Wagner Wey; SILVA, Monica Izilda da. Educação Integral e Edgar Morin: associações para se pensar os diferentes espaços educativos. Revista de Ciências Humanas, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 42-58, 2021. Universidade Regional Integrada do Alto U​ruguai e das Missoes. http://dx.doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.42-58. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3870. Acesso em: 18 nov. 2021.

RIBEIRO, Diovane de César. Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da rede pública de ensino. 2020. 245 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, Instituto de Educação, Letras, Artes e Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1128. Acesso em: 22 maio 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 92 p.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp. 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação e Escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Aí desenvolveu sua dissertação intitulada Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da Rede Pública de Ensino. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) vinculado também à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor da Educação Básica-Anos Iniciais e Professor da Educação Infantil, ambos efetivos, na Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria Municipal de Educação. Atuou como docente do Curso Normal em Nível Médio-Professor de Educação Infantil, vínculo designado, na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia localizada no município de Uberaba. Autor da obra literária O Gran Conselho e o livro dos dragões, publicado em 2019 pela Giostri Editora.

Marcus Vinicius Neves Araujo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), graduado em Geografia também pela (UFTM), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e redator do "Politize!"

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979); Especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987); Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Atuou, além da graduação no Programa de Mestrado em Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba (1980-2008) e na Universidade Federal do Pará (2008-2010), nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Foi coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba (1993-2012) e Diretora da Faculdade de Educação Física. Atualmente é docente do curso de graduação e do Mestrado de Educação Física e também do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM com atuação na linha de pesquisa Atuação e Formação Profissional e na de Fundamentos e Práticas Educacionais. É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/UFTM. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: formação e atuação profissional, escola, ginástica, corpo, idade madura e idoso.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Resende Ribeiro, D. de C., Neves Araujo, M. V., & Rovigati Simões, R. M. (2022). Educação Integral, Jornada Ampliada e o Pensamento Complexo: ensaios sobre os territórios educativos. Reflexão E Ação, 30(2), 53-68. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16538

Edição

Seção

Artigos do Fluxo