Sob os prismas da educação integral e da complexidade: possibilidades para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16541

Palavras-chave:

Ensino médio, Tempo integral, Educação integral, Complexidade.

Resumo

O texto apresenta aproximações entre ensino médio de tempo integral, educação integral e  epistemologia da complexidade. Discute-se o sentido do tempo e da formação destinada à juventude brasileira. Em seguida, discorre-se acerca dos sentidos da educação popular na perspectiva integral. Ao final, aprofunda-se sobre as formas de organização do trabalho pedagógico e curricular na perspectiva complexa, como vias de superação de uma formação resignada diante da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Souza Bezerra, IFG

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal de Goiás, com atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT.

Thaisa Lemos de Freitas, IFG

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

de Souza Bezerra, D., & de Freitas, T. L. (2022). Sob os prismas da educação integral e da complexidade: possibilidades para o ensino médio. Reflexão E Ação, 30(2), 69-83. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16541

Edição

Seção

Artigos do Fluxo