Extensão universitária e formação em educação
articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17780Palavras-chave:
Espaço Integral de Formação., Intervenção., Extensão universitária., Experiências pedagógicas., Território.Resumo
O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.