Extensão universitária e formação em educação

articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Espaço Integral de Formação., Intervenção., Extensão universitária., Experiências pedagógicas., Território.

Resumo

O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Cassanello, Universidad de La Republica

Doctora en Ciencias Sociales y Humanas, Universidad Nacional de Quilmes. Docente en Programa Integral Metropolitano, Universidad de La Republica  (Udelar).

Cecilia Sánchez, Universidad de la Republica

Docente de Filosofía (Dirección General de Educación Secundaria), Montevideo. Licenciada en Ciencias de la Educación, opción Investigación, Universidad de la Republica.

Augustín Cano, Universidad de la República

Docente del Programa Integral Metropolitano y del Instituto de Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (UDELAR, Uruguay) Investigador asociado del Programa Universitario de Estudios sobre Educación Superior (UNAM, México) Investigador del Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay (SNI-ANII)n). Doctor en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Cassanello, C., Sánchez, C., & Cano, A. (2022). Extensão universitária e formação em educação: articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas. Reflexão E Ação, 30(3), 92-105. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17780

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina