O atendimento educacional especializado em Porto Alegre/RS: análise da oferta entre 2009 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.18333

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Política, Inclusão Escolar

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de um estudo que analisa a evolução da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre/RS. Reflete, assim, sobre qual padrão une o AEE nos diferentes contextos associados ao município analisado. Os dados foram lidos à luz do Pensamento Sistêmico. Percebeu-se que, embora ocorra oscilação das matrículas em períodos específicos, o AEE vem sendo ofertado a partir de ações articuladas pela política nacional. Identifica-se a necessária continuidade de investimento em políticas orientadas pela democratização do ensino e que apresente o AEE de forma aberta, passível de criação a partir de cada contexto.

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Biografia do Autor

Anderson Luiz Fernandes Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

Mayara Costa da Silva, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora no Colégio de Aplicação da UFRGS;  

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora na Faculdade de Educação da UFRGS e no PPGEdu/UFRGS;  

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Gonçalves, A. L. . F. ., Silva, M. C. da ., & Freitas, C. R. de . (2024). O atendimento educacional especializado em Porto Alegre/RS: análise da oferta entre 2009 e 2020. Reflexão E Ação, 32(3), 214-235. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.18333

Edição

Seção

Artigos do Fluxo