Narrativas da/na educação de jovens e adultos: experiências de professores em contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19712

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Ensino Remoto, Isolamento Docente, Absenteísmo Digital

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar e problematizar as narrativas de docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atuaram nos territórios do Rio de Janeiro e da Paraíba em contexto pandêmico. Por intermédio do estudo de caso das narrativas, buscou- se enfatizar ações de construção colaborativa que objetivavam amenizar os processos de isolamento vivenciados por esses docentes em função do significativo absenteísmo digital dos educandos. Evidenciou-se, deste modo, a incompatibilidade do ensino remoto com a garantia de processos de ensino e aprendizagem naquele contexto, considerando as especificidades sociais e escolares dos educandos da EJA.

Downloads

Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Mestrado (2001) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É docente da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA na Faculdade de Educação da UFRJ. Atua no Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de formação inicial e continuada de docentes nos campos da Educação de Jovens e Adultos e Ensino de História

Isabelle de Oliveira Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda no curso de História (Licenciatura), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Integrante do COLEJA/UFRJ - Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA.

Wallace Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Sou bolsista PIBIC em projeto orientado pela Professora Dr. Alessandra Nicodemos e integro o COLEJA/UFRJ - Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA.Possuo interesse em História Brasileira e História das Ciências e da Saúde, com ênfase nas práticas de cura e terapeutas populares nos século XIX-XX.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Nicodemos, A., Martins, I. de O. ., & Cardoso, W. (2024). Narrativas da/na educação de jovens e adultos: experiências de professores em contexto pandêmico. Reflexão E Ação, 32(3), 48-63. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19712

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar