Saberes docentes no/do ensino fundamental I: formação continuada e stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19725

Palavras-chave:

ensino fundamental I;, formação continuada;, monitoring the National Education Plan 2014-2024.

Resumo

Tratou-se do acesso à pós-graduação, previsto no Plano Nacional de Educação 2014-2024, como alternativa à BNC-Formação continuada/2019 para docentes de Ensino Fundamental I em uma escola pública. Indagou-se: O que dificulta o acesso ao stricto sensu? Objetivou-se identificar entraves ao acesso aos cursos stricto sensu como alternativa de formação continuada. Foram analisadas dezesseis narrativas de docentes e adotou-se o estudo nos/dos/com os cotidianos escolares. Candau (2020) e Nóvoa (2017) embasaram o estudo sobre a autonomia docente. Os resultados apontam para uma incerteza de obtenção de licença para estudo e um desalento por ter de submeter-se a pesquisas pré-determinadas.

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Biografia do Autor

Fátima Nogueira da Silveira, Universidade Estácio de Sá, RJ - PPGE

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ; Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ; Prof.ª de Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, público, da rede federal de ensino. E-mail: fatimanogs@gmail.com; ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2141-5331. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7649247083858674

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá/RJ – PPGE

Pós-doutorado pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) e titulada HDR (Habilitação para dirigir pesquisas) pela Université de Rouen. Prof.ª do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA. Prof.ª titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pesquisadora 1B do CNPq, cientista do nosso estado FAPERJ. E-mail: inesbo2108@gmail.com; ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4101-3919. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0323845315267858

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Silveira, F. N. da, & Oliveira, I. B. de . (2024). Saberes docentes no/do ensino fundamental I: formação continuada e stricto sensu. Reflexão E Ação, 32(3), 236-254. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19725

Edição

Seção

Artigos do Fluxo