Saberes docentes no/do ensino fundamental I: formação continuada e stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19725Palavras-chave:
ensino fundamental I;, formação continuada;, monitoring the National Education Plan 2014-2024.Resumo
Tratou-se do acesso à pós-graduação, previsto no Plano Nacional de Educação 2014-2024, como alternativa à BNC-Formação continuada/2019 para docentes de Ensino Fundamental I em uma escola pública. Indagou-se: O que dificulta o acesso ao stricto sensu? Objetivou-se identificar entraves ao acesso aos cursos stricto sensu como alternativa de formação continuada. Foram analisadas dezesseis narrativas de docentes e adotou-se o estudo nos/dos/com os cotidianos escolares. Candau (2020) e Nóvoa (2017) embasaram o estudo sobre a autonomia docente. Os resultados apontam para uma incerteza de obtenção de licença para estudo e um desalento por ter de submeter-se a pesquisas pré-determinadas.
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