Experiências de in/exclusão nas licenciaturas: narrativas discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19753

Palavras-chave:

In/exclusão, Narrativas, Ensino Superior

Resumo

Este artigo visa a discorrer sobre como os sujeitos com deficiência vivem e narram suas experiências de in/exclusão nas licenciaturas de uma instituição pública do Rio Grande do Sul (RS). O estudo foi realizado sob a perspectiva das contribuições advindas do campo pós-estruturalista, sustentada pelos estudos de autores alinhados com a teorização foucaultiana. Como estratégia metodológica, além da análise documental, foi utilizada a entrevista narrativa, realizada com os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação. Diante das análises, percebemos que há uma pulverização de ações em diferentes espaços da instituição. Associados a isso, identificamos movimentos de in/exclusão na universidade, que ocorrem por meio da invisibilização de práticas inclusivas na sala de aula, bem como dos direitos desses sujeitos.

Downloads

Biografia do Autor

Andressa Nunes Martins, FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Técnica em Administração pela E.M.E.P. Dr. Antenor Gonçalves Pereira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq). Professora na Educação Básica na Rede Estadual e Municipal de Ensino de Rio Grande.

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. É Editora Chefe da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2022 e foi editora associada da mesma revista pelo período de 2019-2021. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foi membro do Comitê científico do GT 10 da da Anped-Sul (2017-2021), vice-coordenadora do GT 13 da ANPED Nacional (2022/2023) e atualmente é coordenadora do mesmo GT. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Martins, A. N. ., & Lockmann, K. (2024). Experiências de in/exclusão nas licenciaturas: narrativas discentes. Reflexão E Ação, 32(3), 144-163. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19753

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar