Experiências de in/exclusão nas licenciaturas: narrativas discentes
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19753Palavras-chave:
In/exclusão, Narrativas, Ensino SuperiorResumo
Este artigo visa a discorrer sobre como os sujeitos com deficiência vivem e narram suas experiências de in/exclusão nas licenciaturas de uma instituição pública do Rio Grande do Sul (RS). O estudo foi realizado sob a perspectiva das contribuições advindas do campo pós-estruturalista, sustentada pelos estudos de autores alinhados com a teorização foucaultiana. Como estratégia metodológica, além da análise documental, foi utilizada a entrevista narrativa, realizada com os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação. Diante das análises, percebemos que há uma pulverização de ações em diferentes espaços da instituição. Associados a isso, identificamos movimentos de in/exclusão na universidade, que ocorrem por meio da invisibilização de práticas inclusivas na sala de aula, bem como dos direitos desses sujeitos.
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