Vozes que libertam: o poder transformador da alfabetização em uma unidade prisional de ressocialização (UPR) no Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19776

Palavras-chave:

Educação Libertadora, Unidade Prisional, Transformação, Alfabetização, Narrativas

Resumo

O artigo discute o processo de alfabetização e letramento em uma Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) no Maranhão, analisando as narrativas e práticas metodológicas adotadas. A pesquisa se baseia nas narrativas de pessoas privadas de liberdade e docentes, oferecendo uma visão crítica sobre a educação nesse contexto. A questão que orienta a pesquisa é: Como a alfabetização, além de um direito, atua como um dispositivo de transformação social, capaz de ressignificar a experiência das/os internas/os? Para tanto, o objetivo é compreender como a alfabetização, além de um direito, atua como um dispositivo de transformação social, capaz de ressignificar a experiência das/os internas/os. O estudo destaca os desafios enfrentados, como a falta de recursos e o estigma social, mas também evidencia as possibilidades de resistência e empoderamento através da educação. A metodologia é qualitativa, descritiva e interpretativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa-ação cujas técnicas de produção de dados são a observação e a regência. As narrativas dos participantes revelam as complexidades de aprender e ensinar em um espaço de privação de liberdade, oferecendo reflexões sobre o papel da educação na reintegração social e na construção de novos futuros para as pessoas envolvidas.

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Biografia do Autor

João Daniel Gomes Nascimento, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Graduado no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2, do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ)

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Nascido na cidade de São Luís do Maranhão em 1992, dedica-se à pesquisa no campo do Ensino de Ciências, com ênfase em metodologias lúdicas, além de explorar estudos sobre relações de gênero e étnico-raciais. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul, e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. É especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Tutoria em Educação a Distância, ambos pelo Centro Universitário Faveni. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente, exerce a função de docente no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). e-mail para contato: jhonatan.wtf@discente.ufma.br

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Nascimento, J. D. G., Oliveira, K. A. de ., & Ferreira, J. W. T. . (2024). Vozes que libertam: o poder transformador da alfabetização em uma unidade prisional de ressocialização (UPR) no Maranhão. Reflexão E Ação, 32(3), 28-47. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19776

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar