Como as memórias da infância podem potencializar a docência sensível na educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19782

Palavras-chave:

memória, Saber sensível, Educação Infantil, Formação de professores

Resumo

Neste texto compartilhamos aprendizagens experienciadas em escola pública de educação infantil, do Rio Grande do Sul, a partir de oficina de autoformação e autocuidado para potencializar relações estéticas e estésicas no espaço educativo. Proveniente de uma demanda da escola, o planejamento foi realizado junto com as profissionais da educação, com base nas condições de trabalho, no contexto de pós-pandemia. Considerando que as memórias da infância proporcionam um pensar sobre a docência, as participantes vivenciaram práticas corporais, poéticas e contemplativas. A análise dos relatos mostrou que elas foram sensibilizadas para a infância de hoje e refletiram sobre suas práticas com as crianças.

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Biografia do Autor

Vanessa Caldeira Leite, UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, no Curso de Teatro-Licenciatura. 

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Rio Grande. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Leite, V. C. ., Freitas, D. P. S. de ., & Zanella, A. K. . (2024). Como as memórias da infância podem potencializar a docência sensível na educação infantil?. Reflexão E Ação, 32(3), 183-198. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19782

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar