Formação de professores em cruzos com terreiros afro-brasileiros: experiências em narrativas descoloniais e inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19809

Palavras-chave:

educação inclusiva descolonial, sentimento de pertencimento, macumbas, capoeira, Candomblé

Resumo

Pretendemos compartilhar percursos formativos por meio de narrativas e memórias acerca de cotidianos escolares, aprendizagens e pertencimentos em terreiros e giras afro-brasileiras. Diferenças e tangenciamentos compõem esta escritura mobilizada pelo desejo de reverenciar cruzos relevantes que constituem nossos corpos, escutas, fazeres e sabores sentidos nos (des)caminhos e (des)compassos que seguem em deslocamentos epistêmicos, ensinandoaprendendo no ofício de professoras. Dentro e fora dos muros das escolas, nos movemos buscando estabelecer trânsitos confluentes que contribuam com uma educação inclusiva descolonial, reverberando na formação de professores. Dialogamos com estudos que se alinham à perspectiva inclusiva descolonial, pluriversal, como a pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, que nos permitem problematizar a hegemonia do conhecimento eurocentrado, racista e patriarcal. Por fim, estabelecemos uma interface entre o sentimento de pertencimento e a inclusão escolar, num recorte epistemológico, destacando o contributo de bens culturais imateriais brasileiros, macumbísticos, em especial, capoeiras e candomblés, a fim de potencializar outros fazeres, saberes e processos formativos inclusivos e descoloniais.

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Biografia do Autor

Norma Silvia Trindade de Lima, Unicamp/Faculdade de Educação

Professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC e Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação, Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/Coletivo Educação em giras. Capoeirista. Pós-doutora pela UFRJ/PPGBIOS, linha de pesquisa Filosofia Popular Brasileira, Laboratório Encruzilhadas Filosóficas. 

Mariana Semião de Lima, Prefeitura Municipal de Vinhedo

Possui graduação em Pedagogia, e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. É professora de educação infantil na rede municipal de Vinhedo – SP e pesquisadora do grupo PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais)/Coletivo Educação em giras, Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Unicamp.

 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lima, N. S. T. de ., & Lima, M. S. de . (2024). Formação de professores em cruzos com terreiros afro-brasileiros: experiências em narrativas descoloniais e inclusivas. Reflexão E Ação, 32(3), 11-27. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19809

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar