Avaliação formativa e prática docente: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19824Palavras-chave:
avaliação formativa, crianças, professores, relato de experiênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre práticas de avaliação formativa, propondo possibilidades que valorizem o desenvolvimento e autonomia dos estudantes. Como referencial teórico, acolhemos os estudos de Freire (1992; 2011), Perrenoud (1999) e Saul (2008), dentre outros que conduziram nossas reflexões. Apresentamos como caminho metodológico o relato de experiência a partir de Fortunato (2018) e Marcelino (2022), que possibilitou articular teoria e prática nos processos de avaliação formativa no contexto escolar. Buscamos refletir sobre a situação da avaliação no contexto das práticas avaliativas, considerando a avaliação formativa e os movimentos metacognitivos e de autorregulação, indicando pistas para percursos avaliativos com potencial de desenvolver a capacidade autônoma e protagonista dos estudantes desde o início da caminhada escolar, como no caso dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do relato de experiência de uma professora-pesquisadora, observando e analisando seu cenário de atuação, e das experiências desenvolvidas como professora implicada no processo de pesquisar, tomando tal contexto como objeto de investigação, foi possível refletir a partir da prática avaliativa. Portanto, situamos as contribuições do professor, ao redimensionar sua prática e atuar propondo movimentos avaliativos com potencial de desenvolver a participação autônoma e protagonista dos estudantes, propiciada pela avaliação formativa.
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