Avaliação formativa e prática docente: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19824

Palavras-chave:

avaliação formativa, crianças, professores, relato de experiência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre práticas de avaliação formativa, propondo possibilidades que valorizem o desenvolvimento e autonomia dos estudantes. Como referencial teórico, acolhemos os estudos de Freire (1992; 2011), Perrenoud (1999) e Saul (2008), dentre outros que conduziram nossas reflexões. Apresentamos como caminho metodológico o relato de experiência a partir de Fortunato (2018) e Marcelino (2022), que possibilitou articular teoria e prática nos processos de avaliação formativa no contexto escolar. Buscamos refletir sobre a situação da avaliação no contexto das práticas avaliativas, considerando a avaliação formativa e os movimentos metacognitivos e de autorregulação, indicando pistas para percursos avaliativos com potencial de desenvolver a capacidade autônoma e protagonista dos estudantes desde o início da caminhada escolar, como no caso dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do relato de experiência de uma professora-pesquisadora, observando e analisando seu cenário de atuação, e das experiências desenvolvidas como professora implicada no processo de pesquisar, tomando tal contexto como objeto de investigação, foi possível refletir a partir da prática avaliativa. Portanto, situamos as contribuições do professor, ao redimensionar sua prática e atuar propondo movimentos avaliativos com potencial de desenvolver a participação autônoma e protagonista dos estudantes, propiciada pela avaliação formativa.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Kerber Bruniczak, UCS

Doutoranda em Educação pelo PPGEdu - UCS; Mestrado em Letras pelo PPGL - UNISC; Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017) e Graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2007), ambas licenciaturas e obtendo Conceito máximo no Trabalho de Conclusão de Curso; Pós-graduação lattu sensu em: especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico - Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UNINTER); especialização em Educação Infantil (UNICID); especialização em Alfabetização (BARÃO DE MAUÁ); especialização em Ensino a Distância - Gestão e Tutoria (UNIASSELVI); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM); e, Neuropsicopedagogia (UNINTER); Participação como aluna especial (PEC) em Seminários Avançados no PPGEDU - UFRGS (2017-2018).Experiência como Supervisora Escolar em Escola de Ensino Fundamental e Médio (Regular e EJA) da rede Estadual; Experiência como gestora de escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil como Diretora e como Vice-diretora, respectivamente. Funcionária pública nomeada pela Prefeitura Municipal de Capela de Santana (Professora) e pela Prefeitura Municipal de Montenegro (Professora); Apresentadora do TEDx Ciências no programa Educação Científica em Foco (Bahia). Autora dos livros "Estudos Multifocais sobre Educação" e "Ler Literatura na EI - experiências como professora-leitora-mediadora", dentro outras publicações em capítulos de diversas obras.

Andréia Morés, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em Educação (UFSM), na linha Formação de Professores; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha Universidade: Teoria e Prática. Atuou como professora substituta no Curso de Pedagogia no Centro de Educação da UFSM. Atualmente é professora da Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Professora e membro do Colegiado do PPGEdu e o Curso de Licenciatura em Pedagogia UCS. Atuou como coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial e EaD/UCS e do Programa de Formação Pedagógica (UCS). É vice-líder do Observatório de Educação da UCS; participa do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital (UFRGS); integra o Projeto Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira n. 001/2006/INEP/CAPES, vinculado ao Observatório da Educação da PUCRS; integrou o Grupo de Estudos e Pesquisa Inovação e Avaliação (InovAval/UFRGS). Avaliadora de artigos em revistas qualificadas; Atuou como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica (UCS); Orientadora de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq; BIC/UCS); Orientadora de mestrado e doutorado (PPGEdu/UCS); Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação pedagógica, Científica e Tecnológica; Docência; Didática; Avaliação e Educação a Distância(EaD). Autora do Livro: Ensinar e Aprender na Universidade: inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2023.

Eliana Maria do Sacramento Soares, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Bacharel, Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora e professora da Área do conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul, RS. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Educação, dessa Universidade atuando na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lavia - Laboratório de ambientes virtuais de aprendizagem. Membro do Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz, atuando na linha de pesquisa educação e cultura de paz, da Universidade de Caxias do Sul. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de Educação e membro de comissões avaliadoras de eventos na área de Educação e Tecnologia. Organizadora de livros e autora de artigos na temática Educação e tecnologias digitais, Formação docente no contexto da cultura digital, Educação e cultura de paz. Participa de projetos de pesquisa, como coordenadora e como colaboradora, em temas relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital e híbrida contemporânea; tecnologia e cognição; tecnologia digital e processos educativos; educação, cultura de paz e espiritualidade.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Bruniczak, A. K., Morés, A., & Soares, E. M. do S. (2024). Avaliação formativa e prática docente: um relato de experiência. Reflexão E Ação, 32(3), 255-269. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19824

Edição

Seção

Artigos do Fluxo