Explorações metodológicas na investigaçãoformação¹: a narrativa da formadora flâneuse de formadoras
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19833Palavras-chave:
investigaçãoformação narrativa, formadora de formadoras, formação continuada, constelação benjaminianaResumo
Este artigo apresenta um modo diferente de investigar e interpretar as experiências formativas de formadoras de formadoras, situando-se no contexto de uma investigaçãoformação narrativa de uma tese de doutorado. A metodologia adotada reflete uma construção contínua, artesanal e não linear do conhecimento, baseada na interação com interlocutores de diversos campos do conhecimento e na incorporação de outras epistemologias. Inspirada pela metáfora benjaminiana da constelação e na figura da flâneuse, a interpretação das narrativas e mônadas – fontes narrativas - destaca a importância em valorizar as experiências e práticas sensíveis das formadoras, oferecendo uma compreensão mais humanizada dos processos formativos. Ao buscar romper com os padrões tradicionais de pesquisa, esta abordagem metodológica elegeu outras maneiras de ler e interpretar a realidade, privilegiando a sensibilidade, a intuição e a diversidade epistemológica. As experimentações metodológicas realizadas revelaram um olhar mais profundo e sensível sobre o papel da formadora de formadoras no cenário educacional brasileiro, de forma a considerar a experiência humana, as relações interpessoais e os contextos culturais e sociais como parte dos processos formativos vividos reconhecendo saberes sensíveis presentes nas "zonas de penumbra" e nos aspectos menos evidentes da prática formativa.
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