Explorações metodológicas na investigaçãoformação¹: a narrativa da formadora flâneuse de formadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19833

Palavras-chave:

investigaçãoformação narrativa, formadora de formadoras, formação continuada, constelação benjaminiana

Resumo

Este artigo apresenta um modo diferente de investigar e interpretar as experiências formativas de formadoras de formadoras, situando-se no contexto de uma investigaçãoformação narrativa de uma tese de doutorado. A metodologia adotada reflete uma construção contínua, artesanal e não linear do conhecimento, baseada na interação com interlocutores de diversos campos do conhecimento e na incorporação de outras epistemologias. Inspirada pela metáfora benjaminiana da constelação e na figura da flâneuse, a interpretação das narrativas e mônadas – fontes narrativas - destaca a importância em valorizar as experiências e práticas sensíveis das formadoras, oferecendo uma compreensão mais humanizada dos processos formativos. Ao buscar romper com os padrões tradicionais de pesquisa, esta abordagem metodológica elegeu outras maneiras de ler e interpretar a realidade, privilegiando a sensibilidade, a intuição e a diversidade epistemológica. As experimentações metodológicas realizadas revelaram um olhar mais profundo e sensível sobre o papel da formadora de formadoras no cenário educacional brasileiro, de forma a considerar a experiência humana, as relações interpessoais e os contextos culturais e sociais como parte dos processos formativos vividos reconhecendo saberes sensíveis presentes nas "zonas de penumbra" e nos aspectos menos evidentes da prática formativa.

Downloads

Biografia do Autor

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Faculdade de Educação UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP em Formação de Professores e Trabalho Docente. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Foi Professora e Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil. Atuou como Formadora de Formadoras e Professores Alfabetizadores por 6 anos no Programa Ler e Escrever da SEE (Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.) Desde 2001 atua como formadora na área de ed. infantil; alfabetização e didática da Língua Portuguesa no Instituto Avisa Lá -SP. Desde 2018 está coordenadora de projetos de formação continuada em parcerias com redes públicas de ensino na mesma instituição. Coordena o Grupo Colaborativo Alfabetização em Diálogo - GRUPAD -Unicamp desde 2010. É Membro da Diretoria da Rede Latino-americana de alfabetização. Autora de materiais didáticos e de orientação para formadoras e professoras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem; formação de formadoras; formação de professores.

Guilherme do Val Toledo Prado, Faculdade de Educação - UNICAMP

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do Nozsoutres - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Graduado em Pedagogia (1987), mestre em Metodologia de Ensino (1992) e doutor em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna (1999), obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente em Educação Escolar (2015). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008, sob supervisão da Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Com experiências na área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projetos educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas, na graduação e pós-graduação: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Frauendorf, R. B. de S. ., & Prado, G. do V. T. . (2024). Explorações metodológicas na investigaçãoformação¹: a narrativa da formadora flâneuse de formadoras . Reflexão E Ação, 32(3), 270-286. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19833

Edição

Seção

Artigos do Fluxo