Furaram a minha bolha: desafios de uma professora em início de carreira
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19843Palavras-chave:
docência, narrativa, formação, pedagogiaResumo
Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e visa explorar, por meio das narrativas de egressos de um curso de graduação em Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior do estado de São Paulo, o início da carreira docente a partir de suas histórias e experiências. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como egressos do curso de Pedagogia desta instituição vivenciaram o início na profissão, e como objetivos específicos: analisar as tensões por eles enfrentadas ao entrarem no campo profissional; e buscar indícios de como a formação inicial impacta o início da carreira. Neste texto, toma-se como foco a narrativa de Era, que viveu em seu primeiro ano como professora, o enfrentamento de uma situação de violência contra criança que adentrou os muros da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.