Furaram a minha bolha: desafios de uma professora em início de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19843

Palavras-chave:

docência, narrativa, formação, pedagogia

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e visa explorar, por meio das narrativas de egressos de um curso de graduação em Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior do estado de São Paulo, o início da carreira docente a partir de suas histórias e experiências. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como egressos do curso de Pedagogia desta instituição vivenciaram o início na profissão, e como objetivos específicos: analisar as tensões por eles enfrentadas ao entrarem no campo profissional; e buscar indícios de como a formação inicial impacta o início da carreira.  Neste texto,  toma-se como foco a narrativa de Era, que viveu em seu primeiro ano como professora, o enfrentamento de uma situação de violência contra criança que adentrou os muros da escola.

 

Downloads

Biografia do Autor

Suelen Aparecida de Carvalho Rela, Universidade São Francisco

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2022) linha de pesquisa:Educação, Sociedade e processos formativos; Pós graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar (UNIDERP - 2020); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itatiba desde 2000; Membro REPEF - Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação FREINET , Membro do Coletivo Frenetiano (GEPEC/Unicamp). Integrante do Projeto de Extensão "Laboratório de Letramento Acadêmico" atuando como tutora. 

Daniela Dias dos Anjos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Foi docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas de 2015 a 2024. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) e Hinas (Grupo de Pesquisa Histórias de Vida,. Narrativas e Subjetividades). Realizou pós-doutorado no Laboratório EXPERICE, na Universidade Paris 13, sob supervisão da Profa. Dra. Izabel Galvão.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Rela, S. A. de C., & Anjos, D. D. dos . (2024). Furaram a minha bolha: desafios de uma professora em início de carreira. Reflexão E Ação, 32(3), 164-182. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19843

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar