Reflexões sobre o fazer pesquisa com narrativas do cotidiano de professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19855Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Infantil, Narrativas de Experiências do Vivido, Autoria docente, Pesquisa narrativaResumo
O artigo apresenta a discussão metodológica de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo central foi estudar como professoras da Educação Infantil se reconhecem nos processos de autoria e de produção de conhecimento nos cotidianos escolares. Foi realizada em instituição de Educação Infantil de uma universidade localizada no Estado de São Paulo. Foi amparada na perspectiva da pesquisa narrativa da experiência do vivido, em que professoras e pesquisadoras narraram as suas experiências em encontros de pesquisa e formação, os quais se mostraram, também, formativos pela partilha das narrativas do cotidiano, como ato capaz de ressignificar fazeresesaberes. O diálogo e a cooperação entre as professoras emergem, como formas de provocar a reflexão e produzir o reconhecimento da autoria no trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.