Reflexões sobre o fazer pesquisa com narrativas do cotidiano de professoras da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19855

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, Narrativas de Experiências do Vivido, Autoria docente, Pesquisa narrativa

Resumo

O artigo apresenta a discussão metodológica de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo central foi estudar como professoras da Educação Infantil se reconhecem nos processos de autoria e de produção de conhecimento nos cotidianos escolares. Foi realizada em instituição de Educação Infantil de uma universidade localizada no Estado de São Paulo. Foi amparada na perspectiva da pesquisa narrativa da experiência do vivido, em que professoras e pesquisadoras narraram as suas experiências em encontros de pesquisa e formação, os quais se mostraram, também, formativos pela partilha das narrativas do cotidiano, como ato capaz de ressignificar fazeresesaberes. O diálogo e a cooperação entre as professoras emergem, como formas de provocar a reflexão e produzir o reconhecimento da autoria no trabalho docente.

Downloads

Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Soares, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Natural de Pelotas, no RS. Formada no Magistério; Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena; Especialista em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância (UNICAMP); Mestra em Educação Escolar (UNICAMP). Atuando como Profissional de Nível Superior de Educação Infanto Juvenil  no Departamento de Educação Infantil e Complementar da Unicamp ( DEdIC). Membro do  Grupo de Estudos Cotidiano Escolar e Formação (Grecotidiano) .

Adriana Varani, Faculdade de Educação da Unicamp

Professora Livre Docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Soares, M. de O. ., & Varani, A. (2024). Reflexões sobre o fazer pesquisa com narrativas do cotidiano de professoras da educação infantil. Reflexão E Ação, 32(3), 112-127. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19855

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar