Formação continuada de professores da educação infantil: memorial autobiográfico como potência formativa e investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19872

Palavras-chave:

Memorial autobiográfico, Formação continuada de professores, Educação Infantil

Resumo

O estudo concentra-se nas reflexões desenvolvidas com professoras da Educação Infantil durante um processo de formação continuada no município de Antônio Almeida, Piauí. Neste contexto, foi proposto o desafio de redigir um memorial autobiográfico, seguido por uma roda de conversa sobre a experiência de escrita. O objetivo geral foi analisar as potencialidades do memorial autobiográfico como ferramenta de formação para professores da Educação Infantil. A metodologia da pesquisa baseou-se na pesquisa autobiográfica, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2011) para a análise das narrativas. O estudo revela que os memoriais autobiográficos são instrumentos poderosos na formação de professores da Educação Infantil, promovendo a reflexividade sobre a prática educativa, possibilitando a produção de conhecimentos sobre si e sobre a profissão, e favorecendo a construção de saberes essenciais à prática educativa com crianças. Ademais, concluímos que a formação de professores da Educação Infantil, mediada pelo uso de memoriais, permite que as professoras assumam um papel ativo na ação formativa, compartilhando vivências, reflexões, histórias de vida e práticas educativas com as crianças.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco Marcos Pereira Soares, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Bolsista CAPES para doutorado sanduíche no exterior na Universidade de Coimbra, Portugal.

Neide Naira Paz Lemos, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação Pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI. 

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Soares, F. M. P. ., Lemos, N. N. P. ., & Brito, A. E. . (2024). Formação continuada de professores da educação infantil: memorial autobiográfico como potência formativa e investigativa. Reflexão E Ação, 32(3), 80-95. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19872

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar