Formação continuada de professores da educação infantil: memorial autobiográfico como potência formativa e investigativa
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19872Palavras-chave:
Memorial autobiográfico, Formação continuada de professores, Educação InfantilResumo
O estudo concentra-se nas reflexões desenvolvidas com professoras da Educação Infantil durante um processo de formação continuada no município de Antônio Almeida, Piauí. Neste contexto, foi proposto o desafio de redigir um memorial autobiográfico, seguido por uma roda de conversa sobre a experiência de escrita. O objetivo geral foi analisar as potencialidades do memorial autobiográfico como ferramenta de formação para professores da Educação Infantil. A metodologia da pesquisa baseou-se na pesquisa autobiográfica, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2011) para a análise das narrativas. O estudo revela que os memoriais autobiográficos são instrumentos poderosos na formação de professores da Educação Infantil, promovendo a reflexividade sobre a prática educativa, possibilitando a produção de conhecimentos sobre si e sobre a profissão, e favorecendo a construção de saberes essenciais à prática educativa com crianças. Ademais, concluímos que a formação de professores da Educação Infantil, mediada pelo uso de memoriais, permite que as professoras assumam um papel ativo na ação formativa, compartilhando vivências, reflexões, histórias de vida e práticas educativas com as crianças.
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