Experiências formativas através do prodocência no cotidiano do CAP-UERJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19877

Palavras-chave:

aprendizagem, Prodocência, processos formativos

Resumo

A parceria dos cursos de licenciatura com programas de formação vinculados à educação básica tem sido exitosa, no sentido de promover a oferta de uma formação de qualidade aos futuros professores. Neste sentido, tais programas têm também favorecido indiretamente a aprendizagem dos estudantes da educação básica. Neste artigo apresentamos algumas das experiências desenvolvidas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – o CAp-UERJ, a partir do Prodocência, desenvolvido com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de dos projetos diferentes. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, propõe uma análise sobre o desenvolvimento dos projetos no referido instituto e os avanços obtidos pelos estudantes contemplados pela ação dos bolsistas ligados aos dois projetos. Destacamos o movimento instituinte que reconhecemos presente neste Instituto e alguns relatos de prodocentes sobre os benefícios do programa ao seu processo formativo.

Downloads

Biografia do Autor

Camila Costa Gigante, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Pesquisadora do campo da Educação integral e Currículo.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Souza, A. L. G. de ., & Gigante, C. C. (2024). Experiências formativas através do prodocência no cotidiano do CAP-UERJ. Reflexão E Ação, 32(3), 128-143. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19877

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar