"Quarto do espelho": narrativas de mulheres negras da EJA, pistas para educar em direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19881

Palavras-chave:

Narrativas, Mulheres Negras, EJA, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Este artigo analisa as narrativas de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identifica seus saberes, problemas e formas de resistências em suas trajetórias escolares e aponta pistas para o educar em direitos humanos. Trata-se de um recorte da produção de dados da pesquisa de mestrado em Educação. Com o uso da Cartografia (Deleuze, 2010; Passos; Kastrup, 2010), cria a técnica “Quarto do Espelho” para produzir as narrativas orais. São referências basilares a literatura feminista de Evaristo (2016; 2020), de Jesus (1960), de Hooks (2013; 2021; 2022), de Collins; Bilge (2021); de Gonzalez (2020), confluindo com Foucault (2014) e Certeau (1994) e, acerca da compreensão da EJA, com Arroyo (2017) entre outros referenciais. As narrativas ressaltam os saberes experienciais do cuidado, principalmente, assumindo dimensões interseccionais de gênero, raça e classe, atravessadas pela violação de direitos. Nessa condição, estudar na EJA é uma tática de resistência. O trabalho aponta pistas de um educar em direitos humanos para o cuidado de si e dos outros, para a coletividade, a amizade e a sororidade como política de convivência.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Naira de Carvalho, UFPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Piauí e professora efetiva da Educação Básica da rede estadual do Maranhão. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI)..

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Maria do Socorro Borges da Silva

Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI).

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Carvalho, M. N. de ., & Silva, M. do S. B. da . (2024). "Quarto do espelho": narrativas de mulheres negras da EJA, pistas para educar em direitos humanos. Reflexão E Ação, 32(3), 199-213. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19881

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar