"Quarto do espelho": narrativas de mulheres negras da EJA, pistas para educar em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19881Palavras-chave:
Narrativas, Mulheres Negras, EJA, Educação em Direitos HumanosResumo
Este artigo analisa as narrativas de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identifica seus saberes, problemas e formas de resistências em suas trajetórias escolares e aponta pistas para o educar em direitos humanos. Trata-se de um recorte da produção de dados da pesquisa de mestrado em Educação. Com o uso da Cartografia (Deleuze, 2010; Passos; Kastrup, 2010), cria a técnica “Quarto do Espelho” para produzir as narrativas orais. São referências basilares a literatura feminista de Evaristo (2016; 2020), de Jesus (1960), de Hooks (2013; 2021; 2022), de Collins; Bilge (2021); de Gonzalez (2020), confluindo com Foucault (2014) e Certeau (1994) e, acerca da compreensão da EJA, com Arroyo (2017) entre outros referenciais. As narrativas ressaltam os saberes experienciais do cuidado, principalmente, assumindo dimensões interseccionais de gênero, raça e classe, atravessadas pela violação de direitos. Nessa condição, estudar na EJA é uma tática de resistência. O trabalho aponta pistas de um educar em direitos humanos para o cuidado de si e dos outros, para a coletividade, a amizade e a sororidade como política de convivência.
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