A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161Palavras-chave:
Identidades, adolescência, espaço escolarResumo
Neste estudo, são feitas algumas considerações psicossociais a respeito da construção das identidades de adolescentes no espaço escolar. Veremos que, no processo dessa construção, eles se apropriam de diversas fontes de informação e de experiências sociais que se confrontam com as da cultura escolar. As identidades estão intimamente vinculadas à classe social, gênero, etnia, raça, sexualidade, idade além de outras categorias presentes nas relações sociais. A escola deve empreender, em seu cotidiano, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), uma reflexão acerca das múltiplas cidadanias e identidades, necessárias para a construção de uma sociedade democrática. A pluralidade cultural, presente no cotidiano escolar, ratifica a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização.Downloads
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