A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Mauro Giffoni Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161

Palavras-chave:

Identidades, adolescência, espaço escolar

Resumo

Neste estudo, são feitas algumas considerações psicossociais a respeito da construção das identidades de adolescentes no espaço escolar. Veremos que, no processo dessa construção, eles se apropriam de diversas fontes de informação e de experiências sociais que se confrontam com as da cultura escolar. As identidades estão intimamente vinculadas à classe social, gênero, etnia, raça, sexualidade, idade além de outras categorias presentes nas relações sociais. A escola deve empreender, em seu cotidiano, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), uma reflexão acerca das múltiplas cidadanias e identidades, necessárias para a construção de uma sociedade democrática. A pluralidade cultural, presente no cotidiano escolar, ratifica a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Carvalho, M. G. (2012). A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR. Reflexão E Ação, 20(1), 209-227. https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161

Edição

Seção

Artigos Especiais