UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Daiane Kipper
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
  • Éder Julio Kinast

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.2708

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino-aprendizagem, Matemática

Resumo

Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Kipper

Mestranda em Educação, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professora de Matemática da Municipal de Santa Cruz do Sul e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

Professora Orientadora, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Éder Julio Kinast

Doutor em Ciências - Física Experimental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)e Professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Kipper, D., Sarmento Oliveira Fruet, F., & Julio Kinast, Éder. (2014). UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Reflexão E Ação, 22(1), 247-272. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.2708