O CURRÍCULO TECIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.2956

Palavras-chave:

Currículo, Temporalidades, Cotidiano, Escola, Educação Infantil

Resumo

Este texto busca apresentar parte de uma pesquisa de mestrado em educação desenvolvida em uma Universidade Federal acerca de o que as professoras da Educação Infantil, de uma escola de educação em tempo integral, de uma cidade do Estado de Minas Gerais, narraram a respeito de temporalidades tecidas no currículo, com o foco na organização do tempo curricular, sendo elas coautoras na/da pesquisa. Temporalidades se referem às múltiplas formas de lidar com o tempo, ou seja, minha experiência no e com o tempo. Para a realização dessa pesquisa utilizei como aporte teórico-político-epistemológico-metodológico a pesquisa no/do/com o cotidiano. No findar da pesquisa, considero que as professoras inventaram o currículo no cotidiano da escola, compreendendo-o como algo que se tece com os fatos singulares e com a beleza das ações cotidianas. Ao perceber as múltiplas temporalidades no cotidiano escolar, pode-se repensar a lógica da organização curricular e diversificar o currículo, pesquisando outras formas de possibilitar a aprendizagem às crianças, de problematizar a lógica curricular prescritiva e considerar o currículo como um artefato cultural, como algo que se cria, se faz de forma criativa e que é tecido todos os dias pelas professoras com as crianças nas várias práticas cotidianas na/da/com a escola.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Oliveira, C. E. de A. (2014). O CURRÍCULO TECIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão E Ação, 22(2), 460-480. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.2956