DESENVOLVIMENTO E DIGNIDADE HUMANA: COMPLEMENTARIDADE DE DUAS DIMENSÕES DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3220Palavras-chave:
Desenvolvimento, Dignidade Humana, Liberdade, Amartya Sen, Sebastião SalgadoResumo
O artigo aborda o conceito de desenvolvimento como liberdade e suas implicações na ampliação da dignidade da vida humana, especialmente no que se refere às escolhas possíveis, a partir de dois economistas contemporâneos que, com dimensões distintas da linguagem, se complementam na interpretação do tema. Amartya Sen e Sebastião Salgado se debruçam sobre o mesmo contexto histórico, procurando apreender as muitas faces do desenvolvimento e suas repercussões na vida das pessoas. Conhecendo um pouco a trajetória de ambos, o desafio desse texto é compreender a complementaridade entre as palavras e as fotografias utilizadas pelos autores. Ao utilizarmos as imagens produzidas por Sebastião Salgado, estamos considerando-as como fontes históricas de abrangência multidisciplinar, que possibilitam novas abordagens de análise a partir de seus registros, assim como as palavras de Amartya Sen nos induzem a múltiplas reflexões. Os autores referidos retratam a saúde, a educação e a seguridade social como relações instrumentais fundamentais para a existência digna da humanidade. Entretanto, a provisão das mesmas não constitui um fim por si só; essa provisão só adquire um real sentido quando tem como meta a expansão das capacidades e das liberdades das pessoas que, assim, passam a exercer a condição de agentes de mudanças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.