DESENVOLVIMENTO E DIGNIDADE HUMANA: COMPLEMENTARIDADE DE DUAS DIMENSÕES DA LINGUAGEM

Autores

  • Giana Diesel Sebastiany
  • Cidônea Machado Deponti Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Integração Latino-Americana (UFSM/RS); Graduada em Ciências Econômicas (UFSM/RS); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional de Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS).

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3220

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Dignidade Humana, Liberdade, Amartya Sen, Sebastião Salgado

Resumo

O artigo aborda o conceito de desenvolvimento como liberdade e suas implicações na ampliação da dignidade da vida humana, especialmente no que se refere às escolhas possíveis, a partir de dois economistas contemporâneos que, com dimensões distintas da linguagem, se complementam na interpretação do tema. Amartya Sen e Sebastião Salgado se debruçam sobre o mesmo contexto histórico, procurando apreender as muitas faces do desenvolvimento e suas repercussões na vida das pessoas. Conhecendo um pouco a trajetória de ambos, o desafio desse texto é compreender a complementaridade entre as palavras e as fotografias utilizadas pelos autores. Ao utilizarmos as imagens produzidas por Sebastião Salgado, estamos considerando-as como fontes históricas de abrangência multidisciplinar, que possibilitam novas abordagens de análise a partir de seus registros, assim como as palavras de Amartya Sen nos induzem a múltiplas reflexões. Os autores referidos retratam a saúde, a educação e a seguridade social como relações instrumentais fundamentais para a existência digna da humanidade. Entretanto, a provisão das mesmas não constitui um fim por si só; essa provisão só adquire um real sentido quando tem como meta a expansão das capacidades e das liberdades das pessoas que, assim, passam a exercer a condição de agentes de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana Diesel Sebastiany

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS); Mestre em Educação (UFSC/SC); Graduada em Educação Especial (UFSM/RS); Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS).

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Sebastiany, G. D., & Machado Deponti, C. (2013). DESENVOLVIMENTO E DIGNIDADE HUMANA: COMPLEMENTARIDADE DE DUAS DIMENSÕES DA LINGUAGEM. Reflexão E Ação, 21(1), 237-275. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3220