PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO REDE COQUE VIVE DA UFPE

Autores

  • Aurino Lima Ferreira
  • Maria de Fátima Galdino da Silveira
  • Ana Carolina Liberal Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3351

Palavras-chave:

Cultura de Paz, Resiliência, Educação, Extensão

Resumo

Este artigo objetiva investigar o uso do conceito de cultura de paz e resiliência nos projetos de extensão da Rede Coque Vive da UFPE, além de mapear ações que visam à promoção e/ou desenvolvimento da cultura de paz e resiliência no âmbito desta rede. A metodologia consistiu de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso dos projetos. Levantaram-se seis projetos realizados na comunidade do Coque na cidade do Recife. A análise dos projetos indica a presença das temáticas de promoção de cultura de paz propostas por Milani, assim como destaca os valores propostos por Diskin. A resiliência aparece a partir das categorias de Grotberg. Apresentamos quatro ações dos projetos que buscavam estimular e resgatar junto aos moradores novas aprendizagens de convivência pacífica e promoção de resiliência. Apontamos a importância de ampliarmos os estudos na área de cultura de paz e resiliência como uma forma de melhorar as intervenções da universidade em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurino Lima Ferreira

Doutor em Educação pela UFPE. Centro de Educação. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima Galdino da Silveira

Doutora em Biociências pela UERJ. Atualmente é professora Adjunta do Centro de Ciências Biológicas. Coordena Pesquisas e extensão em Cultura de Paz na UFPE.

Ana Carolina Liberal Peixoto

Licenciatura em Ciências biológicas. Participante da Rede Coque Vive.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Ferreira, A. L., Galdino da Silveira, M. de F., & Liberal Peixoto, A. C. (2013). PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO REDE COQUE VIVE DA UFPE. Reflexão E Ação, 21(1), 140-168. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3351