PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO REDE COQUE VIVE DA UFPE

Autores

  • Aurino Lima Ferreira
  • Maria de Fátima Galdino da Silveira
  • Ana Carolina Liberal Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3351

Palavras-chave:

Cultura de Paz, Resiliência, Educação, Extensão

Resumo

Este artigo objetiva investigar o uso do conceito de cultura de paz e resiliência nos projetos de extensão da Rede Coque Vive da UFPE, além de mapear ações que visam à promoção e/ou desenvolvimento da cultura de paz e resiliência no âmbito desta rede. A metodologia consistiu de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso dos projetos. Levantaram-se seis projetos realizados na comunidade do Coque na cidade do Recife. A análise dos projetos indica a presença das temáticas de promoção de cultura de paz propostas por Milani, assim como destaca os valores propostos por Diskin. A resiliência aparece a partir das categorias de Grotberg. Apresentamos quatro ações dos projetos que buscavam estimular e resgatar junto aos moradores novas aprendizagens de convivência pacífica e promoção de resiliência. Apontamos a importância de ampliarmos os estudos na área de cultura de paz e resiliência como uma forma de melhorar as intervenções da universidade em nossa sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

Aurino Lima Ferreira

Doutor em Educação pela UFPE. Centro de Educação. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima Galdino da Silveira

Doutora em Biociências pela UERJ. Atualmente é professora Adjunta do Centro de Ciências Biológicas. Coordena Pesquisas e extensão em Cultura de Paz na UFPE.

Ana Carolina Liberal Peixoto

Licenciatura em Ciências biológicas. Participante da Rede Coque Vive.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Ferreira, A. L., Galdino da Silveira, M. de F., & Liberal Peixoto, A. C. (2013). PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO REDE COQUE VIVE DA UFPE. Reflexão E Ação, 21(1), 140-168. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3351