EDUCAR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Osmundo Rocha Claudino

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3437

Palavras-chave:

Educação, Conhecimento, Tecnologia, Cibercultura

Resumo

A emergência da sociedade da informação e as implicações para o campo da educação formam o objeto de análise deste artigo que, assim, procura delinear o perfil do modelo de sociedade informacional, desde seus principais precedentes históricos à sua conceituação. A caracterização da sociedade do conhecimento, impulsionada pelas transformações tecnológicas, coloca em evidência o rearranjo do processo ensino-aprendizagem a partir da desterritorialização/virtualização, exigindo novas práticas à transação de saberes. Conclui-se que educar na cibercultura implica reconhecer a crise paradigmática do sistema educacional, rever posturas e compreender os avanços tecnológicos como aliados de novas práticas que ampliam o papel do educador e redimensionam a vocação humanitária num novo habitat.

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Biografia do Autor

Osmundo Rocha Claudino

Mestrado em Educação. Departamento de Biologia. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Claudino, O. R. (2013). EDUCAR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Reflexão E Ação, 21(2), 19-72. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3437