CRIANÇAS, LEITURA E CIBERCULTURA: OS TIPOS DE LEITORES E NAVEGADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silviane De Luca Avila Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cristiana Güntzel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3820

Palavras-chave:

Leitor imersivo, Navegação, Ciberespaço, Sala Informatizada

Resumo

As crianças que frequentam o Ensino Fundamental I fazem parte da era digital e vêm apresentando um perfil cognitivo de leitura diferente dos sujeitos que nasceram em décadas anteriores. Assim, este artigo se propõe a investigar os perfis de leitura que estes sujeitos desenvolvem no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa foi o de contribuir com as discussões que relacionam o processo de leitura ao de navegação, a partir dos estudos de Lucia Santaella (2004). Os dados foram coletados junto às professoras responsáveis pelas salas informatizadas, por meio de questionários, com vistas a identificar os diferentes tipos de leitores e de navegadores que se desenvolvem no ciberespaço. Os resultados indicam que não existe um perfil de leitor único ou homogêneo. Percebeu-se que os perfis identificados se modificam rapidamente em direção ao perfil cognitivo de leitor imersivo, ou seja, as crianças realizam leituras rápidas e dinâmicas, navegam por hipermídias com facilidade e usam as ferramentas do ciberespaço de forma intuitiva e sem auxilio. Este perfil promove o desenvolvimento de habilidades e de competências de leitura e de navegação que, muitas vezes, não são consideradas pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Silviane De Luca Avila, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formada em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Kaschny Borges, M., De Luca Avila, S., & Güntzel da Silva, C. (2013). CRIANÇAS, LEITURA E CIBERCULTURA: OS TIPOS DE LEITORES E NAVEGADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Reflexão E Ação, 21(2), 73-88. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3820