EDUCAÇÃO E MÍDIA: LEITURAS DE DESENHOS ANIMADOS NA ESCOLA

Autores

  • Analice Dutra Pillar Faculdade de Educação da UFRGS
  • Tatiana Telch Evalte

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3859

Palavras-chave:

Educação, Mídia Televisiva, Leitura Audiovisual, Desenho Animado, Infância

Resumo

Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Faculdade de Educação da UFRGS

Doutora em Artes (ECA/USP). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

Tatiana Telch Evalte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/FACED/UFRGS), na linha de pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologias.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Pillar, A. D., & Telch Evalte, T. (2013). EDUCAÇÃO E MÍDIA: LEITURAS DE DESENHOS ANIMADOS NA ESCOLA. Reflexão E Ação, 21(2), 89-114. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3859