POR UMA ESCUTA LIVRE

Autores

  • Roberto Kittel Pohlmann Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • José Estevan Gava Universidade Federal do Paraná(UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4405

Palavras-chave:

Música, Educação, Escuta Livre, Hábito, Musicaos- Música Sem Fronteiras

Resumo

Este artigo discute a escuta musical livre, pela qual se promove o conhecimento musical e a audição do mais amplo leque de músicas, libertando o ouvinte, mesmo que parcialmente, com relação aos repertórios musicais divulgados e enaltecidos pelos meios de comunicação de massa. Como embasamento teórico e ponto de partida, são considerados aqui os trabalhos de Murray Schafer sobre a limpeza de ouvido e de Gaston Bachelard a respeito da noção de hábito. A partir desses autores em especial e de experiências docentes aqui relatadas, esboçam-se técnicas e estratégias para aplicar e incentivar formas de escuta musical alternativas, mais livres e críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Kittel Pohlmann, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestrando em educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciado em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Instrutor de artes do Programa Oficinas Culturais-Música, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

José Estevan Gava, Universidade Federal do Paraná(UFPR)

Bacharel em música, violonista, mestre em artes e doutor em história pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Adjunto nível IV do Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Pohlmann, R. K., & Gava, J. E. (2014). POR UMA ESCUTA LIVRE. Reflexão E Ação, 22(1), 59-77. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4405