ENCONTROS ESTÉTICOS/POÉTICOS ENTRE MÚSICA E BEBÊS NA CRECHE

Autores

  • Sandra Richter Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Clarice de Campos Bourscheid

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4468

Palavras-chave:

Educação de Bebês, Linguagem, Música, Estética, Poética

Resumo

O ensaio aborda a intimidade entre as dimensões estética e poética da linguagem no contexto da creche para propor uma escuta fenomenológica dos encontros entre adultos e bebês com a experiência da música como ação lúdica do corpo expressivo no mundo. Ao considerar que sem estética a vida carece de sabor assim como sem poética carece de sentido, parte da compreensão merleaupontiana do corpo sensível como fonte primeira de significação para afirmar a inseparabilidade entre sensível e inteligível na ação de aprender a co-existir. A intenção educacional é reivindicar outra racionalidade para resistir à tendência simplificadora nos encontros entre adultos e bebês com a pluralidade nos modos de interagir em linguagem. Para tanto, pensa o acontecimento estético e poético – no sentido dos termos aisthesis e poiésis – do vínculo da sonoridade e do silêncio com a vida tomando como ponto de partida reflexivo não o que o bebê faz e sim como vivencia o que faz nos encontros musicais na creche. O estudo permite afirmar a potência vital e lúdica do corpo expressivo sentir a si próprio e ao mundo na pluralidade dos modos de estar em linguagem que dinamizam a vida cotidiana do agir, produzir, criar, fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, líder do grupo de pesquisa Linguagens, Cultura e Educação – LinCE/UNISC-CNPq.

Clarice de Campos Bourscheid

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul, professora de música na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Richter, S., & de Campos Bourscheid, C. (2014). ENCONTROS ESTÉTICOS/POÉTICOS ENTRE MÚSICA E BEBÊS NA CRECHE. Reflexão E Ação, 22(1), 32-58. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4468