ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A POSSIBILIDADE DE SUSTENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OUTRAS FORMAS DE FAZER

Autores

  • Cláudia Rodrigues de Freitas
  • Ana Carolina Christofari
  • Mauren Lúcia Tezzari

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Avaliação, Prática Pedagógica Inclusão Escolar

Resumo

O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas

Doutora e pós-doutora em Educação (UFRGS). Endereço: Prédio 12201/sala 411 - Av. Paulo Gama, s/n Brasil - CEP 90046-900. Endereço eletrônico: freitascrd@gmail.com

Ana Carolina Christofari

Mestrado e doutorado em Educação (UFRGS). Endereço: Prédio 12201/sala 411 - Av. Paulo Gama, s/n, Brasil - CEP 90046-900 Endereço eletrônico: carolc29@gmail.com

Mauren Lúcia Tezzari

Mestrado e doutorado em Educação (UFRGS). Endereço: Prédio 12201/sala 411 - Av. Paulo Gama, s/n Brasil - CEP 90046-900. Endereço eletrônico: maurentezzari@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Freitas, C. R. de, Christofari, A. C., & Tezzari, M. L. (2016). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A POSSIBILIDADE DE SUSTENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OUTRAS FORMAS DE FAZER. Reflexão E Ação, 24(2), 137-155. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848

Edição

Seção

Artigos