COMO ANDAR SEM POESIA?
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v16i1.568Resumo
O artigo reflete sobre a fruição do gênero poético por crianças ainda não alfabetizadas a partir de momentos compartilhados com elas no cotidiano de escolas de Educação Infantil. Essa vivência, vinculada ao projeto de pesquisa Poesia e infância1, demonstrou a relevância de possibilitar às crianças um contato intenso com a poesia, texto singular que as capacita a expressar, na sua linguagem, o modo como interagem com o outro e com o mundo. Através de encontros semanais com crianças de 4 a 6 anos de duas escolas da região do Vale do Rio Pardo/RS, foi possível perceber uma extrema abertura da infância para os jogos vocabulares e sonoros. Na continuidade da pesquisa, pudemos estudar as características textuais mais valorizados pelas crianças na escuta de textos poéticos. Uma hipótese era a de que a audição regular de poemas potencializava a repercussão e a ressonância, aspectos apontados por Gaston Bachelard como intrínsecos ao devaneio poético, experiência oportunizada pela leitura/audição da poesia e que faculta ao leitor encontrar “um não-eu meu que me permite viver minha confiança de estar no mundo” (BACHELARD, 1988, p. 13)2. Ancorado nos resultados obtidos, este texto defende a rima e o discurso predominante do poema como fatores essenciais para os pequenos experimentarem a ressonância poética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.