AS NARRATIVAS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Gusmão Freitas Amorim
  • Maria Zilvânia Gomes Rabêlo
  • Jorge Alberto Rodriguez

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5805

Palavras-chave:

Narrativa Histórica, Narrativa Literária, Elementos da Narrativa, Ensino de História, Mediação didática

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o potencial das narrativas no ensino de história, destacando a narrativa histórica em sala de aula e seu diálogo com a narrativa literária. Seguimos os pressupostos de Withe (2001) sobre a relação entre a narrativa histórica e o discurso literário, e Veyne (2008), ao descrever a História como uma narrativa de eventos. Utilizam-se os princípios do método etnográfico como a observação, a descrição e a análise, seguindo uma visão ampliada da narrativa, destacando seu potencial no ensino de história. Analisa-se, a partir da tipologia apresentada por Cardoso (2001), a narrativa oral de uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, produzida por uma professora para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, descrevendo seu enredo, o modo como se trabalhou com as personagens, o tempo e o espaço, o posicionamento do narrador e seu foco narrativo, procurando identificar que concepções de História se revelam na narrativa e identificando como a estrutura e a função desses elementos permite a disseminação da cultura científica e a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gusmão Freitas Amorim

Discente do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/FECLESC-UECE). Bolsista Demanda Social/CAPES. Endereço: Rua São Francisco, 100 - Centro, CEP: 62.740-000 – Itapiúna –CE – Brasil. Telefone: (88) 99712.5619. Endereço eletrônico: gusmaofa@yahoo.com.br

Maria Zilvânia Gomes Rabêlo

Licenciatura Plena em Letras/Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC/UECE. Endereço: Rua Francisco Eneas de Lima, 2049 – Centro, CEP: 63.900-000 – Quixadá – CE – Brasil. Telefone: (88) 99971-5669. Endereço eletrônico: zilvaniagr@gmail.com

Jorge Alberto Rodriguez

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Endereço: Rua dos Voluntários, 294 - Planalto Renascer CEP: 63.901-150 - Quixadá - CE - Brasil. Telefone: (88) 99655.5030. Endereço eletrônico: jorge.rodriguez@uece.br

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Amorim, G. F., Rabêlo, M. Z. G., & Rodriguez, J. A. (2015). AS NARRATIVAS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Reflexão E Ação, 23(3), 338-355. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5805