AS NARRATIVAS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5805Palavras-chave:
Narrativa Histórica, Narrativa Literária, Elementos da Narrativa, Ensino de História, Mediação didáticaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o potencial das narrativas no ensino de história, destacando a narrativa histórica em sala de aula e seu diálogo com a narrativa literária. Seguimos os pressupostos de Withe (2001) sobre a relação entre a narrativa histórica e o discurso literário, e Veyne (2008), ao descrever a História como uma narrativa de eventos. Utilizam-se os princípios do método etnográfico como a observação, a descrição e a análise, seguindo uma visão ampliada da narrativa, destacando seu potencial no ensino de história. Analisa-se, a partir da tipologia apresentada por Cardoso (2001), a narrativa oral de uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, produzida por uma professora para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, descrevendo seu enredo, o modo como se trabalhou com as personagens, o tempo e o espaço, o posicionamento do narrador e seu foco narrativo, procurando identificar que concepções de História se revelam na narrativa e identificando como a estrutura e a função desses elementos permite a disseminação da cultura científica e a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.Downloads
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