LINGUAGEM MUSICAL E PLANEJAMENTO DOCENTE: QUANDO OS TONS NÃO COINCIDEM

Autores

  • Maria da Conceição Costa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5827

Palavras-chave:

Música, Planejamento, Sala de Aula

Resumo

O artigo aborda a música e sua utilização nos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao lugar que esta ocupa na prática docente, do planejamento ao desdobramento da aula. Através de observações de aulas de professores de turmas de 2º e 3º ano de uma escola pública estadual do município de Pau dos Ferros/RN e seus respectivos planos, constata-se que, nos planos de aula, o lugar ocupado pela música está centrado na aquisição de conteúdos abordados nas disciplinas ministradas nos anos iniciais. Tanto os planos de aula quanto a prática docente apresentam lacunas na clareza dos objetivos, na coerência entre o que está posto no plano em seus itens e a transposição didática. Tal constatação contribui para o esvaziamento de um trabalho com a arte musical enquanto formadora individual e coletiva que possibilite condutas discentes criativas, secundarizando o papel educativo escolar.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Costa

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Profa. do Departamento de Educação do Campus Avançado Profa. Maria Eliza de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Endereço: Rua José Martins Oliveira, 36, Rafael Fernandes/RN, Brasil. CEP: 59990-000. Endereço eletrônico: ceicaomcc@hotmail.com

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

Costa, M. da C. (2016). LINGUAGEM MUSICAL E PLANEJAMENTO DOCENTE: QUANDO OS TONS NÃO COINCIDEM. Reflexão E Ação, 24(2), 40-58. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5827

Edição

Seção

Artigos