O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Autores

  • Djair Lázaro de Almeida
  • Glaucia Ferreira Dias dos Santos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6033

Palavras-chave:

Língua Portuguesa para Surdos, Estratégia Didática, Abordagem Bilíngue

Resumo

Historicamente, as dificuldades do aluno surdo em relação à aprendizagem da leitura e da escrita foram atribuídas a causas inerentes à surdez. Porém, atualmente, se tem o conhecimento de que essas dificuldades ocorrem por não se levar em consideração, durante o processo de ensino e de aprendizagem, de suas especificidades linguísticas. Dessa forma, a grande maioria dos surdos, jovens e adultos, não tiveram uma escolarização que respeitasse tais especificidades. Diante disso, este trabalho objetiva descrever e analisar estratégias pedagógicas para o ensino de português escrito como segunda língua, a partir da construção de conhecimentos em Libras, em oficinas para alunos surdos egressos das etapas de alfabetização da educação básica. As atividades das oficinas foram documentadas por meio de vídeo-gravações e de registro em diários de campo. Fundamentado nos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, o presente estudo focalizou a importância das relações entre pesquisadores e participantes surdos propiciadas pela linguagem, constituindo-se em espaço de comunicação, de formação e de constituição de sujeitos. Os resultados indicam que o uso de Libras como língua de instrução nesses espaços é fundamental para a construção de conceitos e para a aquisição de conhecimentos em leitura e escrita, assim como didáticas apropriadas e embasadas em recursos imagéticos favorecem as trocas dialógicas, facilitando a compreensão pelos sujeitos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djair Lázaro de Almeida

Doutorando, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Educação. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310, CEP 13565-905, São Carlos - São Paulo – Brasil. Endereço eletrônico: djair_lazaro@yahoo.com.br.

Glaucia Ferreira Dias dos Santos

Professora de Educação Especial - Licenciatura na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310, CEP 13565-905, São Carlos - São Paulo – Brasil. Endereço eletrônico: glauciafdsantos@gmail.com

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial UFSCar Departamento de Educação. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310, CEP 13565-905, São Carlos - São Paulo – Brasil. Endereço eletrônico: cristinalacerda@uol.com.br

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Almeida, D. L. de, Santos, G. F. D. dos, & Lacerda, C. B. F. de. (2015). O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS. Reflexão E Ação, 23(3), 30-57. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6033

Edição

Seção

Educação de surdos: políticas e práticas