CARTOGRAFANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES ENTRE-DIFERENÇAS

Autores

  • Liliane Ferrari Giordani
  • Daniele Noal Gai
  • Cássia Lobato Marins

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6047

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Currículo, Cartografia, Deficiência

Resumo

Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos produzidos ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com proposição de Atelier pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores, tanto na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. Foi possível propor tarefas, experimentações, conversas, visualizações que afirmam os diferentes tempos de multiconexão, de transinteração, de cultura visual. Os ateliers serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens por parte de todos os alunos surdos. A escrita que apresentamos aqui é resultado das análises realizadas a partir das reuniões de formação de professores e a experimentação de currículos. Estes materiais compõem parte das atividades da pesquisa “Cartografando a escolarização de alunos surdos com deficiência: diferentes aprendizagens e diferentes saberes”, coordenada pelas professoras Daniele Noal Gai e Liliane Ferrari Giordani e da pesquisa "Processos de Construção e Desenvolvimento de Currículos para Surdos com Deficiência em uma Escola Bilíngue para Surdos”, desenvolvido pela mestranda Cássia Lobato Marins. Ao longo deste texto nos dedicaremos a pensar nas construções coletivas para um currículo de aprendizagens em uma escola que se propõem bilíngue, uma vez que descreveremos ações que afirmam a escolarização e aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.

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Biografia do Autor

Liliane Ferrari Giordani

Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Faculdade de Educação - Prédio 12201/sala 918 - Av. Paulo Gama, s/n CEP 90046-900. Endereço eletrônico: liliane.giordani@ufrgs.br

Daniele Noal Gai

Daniele Noal Gai, Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Doutoranda em Educação do PPGEdu/UFRGS. Faculdade de Educação - Prédio 12201/sala 918 - Av. Paulo Gama, s/n CEP 90046-900. Endereço eletrônico: daninoal@yahoo.com.br

Cássia Lobato Marins

Cássia Lobato Marins, Professora de LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Instittuto de Letras e Artes - FURG, Avenida Itália, km 8 ampus Carreiros - CEP 96201-900. Endereço eletrônico: kk.marins@gmail.com

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Giordani, L. F., Gai, D. N., & Marins, C. L. (2015). CARTOGRAFANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES ENTRE-DIFERENÇAS. Reflexão E Ação, 23(3), 79-103. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6047

Edição

Seção

Educação de surdos: políticas e práticas