INTERDISCIPLINARIDADE: SUA PRESENÇA NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANÁ E EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO E HISTÓRIA

Autores

  • Kellys Regina Rodio Saucedo Universidade Estadual de Maringá
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kely Cristina Enisweler Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências, Ensino Religioso, História

Resumo

A interdisciplinaridade propõe um conjunto de relações entre os conteúdos disciplinares trabalhados nas escolas. Essa condição coloca em dúvida o status de verdade absoluta atribuído a determinadas áreas do conhecimento, evidenciando a necessidade de compreender a produção científica e o movimento histórico em que eles são construídos. Para tanto, este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conteúdo ‘origem da vida’ e se este estabelece relações interdisciplinares, conforme as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, em sua apresentação nos livros didáticos de Ciências, Ensino Religioso e História. A intenção foi verificar qual a ênfase dada pelo mesmo conteúdo nessas três áreas do conhecimento, em saberes que envolvem a compreensão científica, histórica e religiosa, em um único tema. A seleção dos livros didáticos foi orientada de acordo com a reserva técnica disponibilizada pelo Estado do Paraná para as escolas do Núcleo Regional de Educação de Cascavel-PR. Foram analisadas duas coleções de Ciências, um Caderno Pedagógico de Ensino Religioso, duas coleções de História, direcionados para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares das respectivas disciplinas. Os resultados da investigação indicaram a necessidade de aprofundar os trabalhos interdisciplinares aproximando o conhecimento cultural do conhecimento científico, com vistas a promover reflexões sobre a diversidade cultural brasileira e sua valoração nos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellys Regina Rodio Saucedo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (Doutorado), pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Bolsista Demanda Social/CAPES. Endereço: Rua Suyas, 821, Santo Antônio, 85806120, Cascavel – PR, telefone: (45) 3226-8432. Endereço Eletrônico: gildone@hotmail.it.

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista Fundação Araucária. Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR, telefone: (45) 3220-3277. Endereço Eletrônico: lupetrie10@hotmail.com.

Kely Cristina Enisweler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Alfabetização e Letramento. Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista Fundação Araucária. Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR. Endereço Eletrônico: kelyenisweler@hotmail.com.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR, telefone: (45) 3220-3277. Endereço Eletrônico: vilmar.malacarne@unioeste.br.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Saucedo, K. R. R., Pires, E. A. C., Enisweler, K. C., & Malacarne, V. (2015). INTERDISCIPLINARIDADE: SUA PRESENÇA NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANÁ E EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO E HISTÓRIA. Reflexão E Ação, 23(2), 295-317. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076