DITADURA E EDUCAÇÃO: CONEXÕES A SEREM RESSIGNIFICADAS

Autores

  • Solon Eduardo Annes Viola
  • Paulo Peixoto de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6224

Palavras-chave:

Pedagogia do Medo, Direitos Humanos, Educação Emancipatória

Resumo

As quatro últimas décadas do século XX marcaram de forma definitiva o processo educacional brasileiro. Nelas romperam-se os espaços da democracia nacional e uma ditadura militar estruturada sobre os princípios da doutrina nacional estadunidense transformou a sociedade brasileira através da imposição do medo e do discurso da liberdade do mercado. Nos diversos sistemas educativos, o Estado autoritário suprimiu as experiências nacionais de criação de universidades voltadas para a pesquisa enquanto impunha currículos utilitários orientados para a negação da cidadania e a justificativas vazias de justificar a repressão e o discurso antidemocrático. O processo que levou á redemocratização foi composto pela decomposição do crescimento econômico a reorganização da sociedade civil e a participação dos movimentos sociais. No campo da educação surgiram novas alternativas que vão da recuperação de experiências da educação popular a novas atividades de pesquisa. Este texto recupera os pressupostos dos direitos humanos como pilares para a constituição de um processo educativo voltado para a emancipação dos educandos e dos educadores em diálogo com a sociedade.

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Biografia do Autor

Solon Eduardo Annes Viola

Doutor em História, professor de sociologia da educação na Universidade do Vale do Rio dos Unisinos, Professor do PPG de Ciências Sociais da Unisinos, membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Sociologia, Ciência Política e Antropol. Av. Unisinos, 950 São João Batista. 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil Endereço Eletronico: solonv@unisinos.br.

Paulo Peixoto de Albuquerque

Doutor em Ciências Sociais, professor da Universidade pública que tem o conceito de direitos humanos como elementos chaves de sua práxis pedagógica. Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos. Rua Paulo Gama s/n Centro 90046-900 - Porto Alegre, RS – Brasil. Endereço Eletrônico: albuquerque.paulo@gmail.com

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Viola, S. E. A., & Albuquerque, P. P. de. (2015). DITADURA E EDUCAÇÃO: CONEXÕES A SEREM RESSIGNIFICADAS. Reflexão E Ação, 23(2), 78-96. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6224

Edição

Seção

Ditadura(s), educação e memória