NARRATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BILÍNGUE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS SURDOS

Autores

  • Lodenir Becker Karnopp
  • Lia Gonçalves Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6371

Palavras-chave:

Educação Literária, Bilinguismo, Estudos Surdos, Estudos Culturais em Educação

Resumo

Objetiva-se, com este artigo, apresentar análises da forma como se constituiu uma prática pedagógica baseada em uma proposta de educação literária bilíngue, realizada em uma escola de surdos de Porto Alegre. A pesquisa está inserida no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, que desenvolvem suas investigações na centralidade que a cultura assume nos processos globais de formação e mudança social, bem como no papel constitutivo na formação de identidades e subjetividades. Essa proposta justifica-se pela relevância de análises sobre narrativas de práticas pedagógicas que envolvem o ensino das disciplinas escolares de forma culturalmente articulada, de modo que o eixo temático escolhido perpasse as línguas, as experiências e os conteúdos. O material empírico utilizado para a análise tem como base o registro das atividades desenvolvidas no período da prática pedagógica, configurando um total de dezesseis vídeos. A análise dos materiais possibilitou a construção de três categorias desenvolvidas a partir das particularidades do processo de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa. A primeira categoria explicita a experiência de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue, com ênfase na articulação entre a leitura, escrita e tradução. A segunda categoria aborda a leitura de imagens realizada pelos alunos, com destaque para as percepções, apreciações e expressões produzidas; a terceira categoria tece considerações sobre a construção da narrativa pelo aluno. A partir dessa investigação, é possível evidenciar que a literatura articulada à proposta de ensino bilíngue contribui para estabelecer conexões entre línguas e culturas, bem como entre os conteúdos escolares propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lodenir Becker Karnopp

Doutora em Letras, professora associada do Departamento de Estudos Especializados e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Produtividade em Pesquisa 2-CNPq – Processo 306626/2012-8). Endereço: Avenida Farroupilha 4201/casa 63 CEP 92020-475 Canoas/RS, Brasil. Endereço eletrônico: lodenir.karnopp@ufrgs.br

Lia Gonçalves Gurgel

Graduada em Pedagogia/UFRGS, Mestranda em Educação - PPGEDU/UFRGS, Endereço: Rua Bogotá 409/Apartamento 303 CEP 91060-000 Porto Alegre/RS, Brasil. Endereço eletrônico: liagg92@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Karnopp, L. B., & Gurgel, L. G. (2015). NARRATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BILÍNGUE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS SURDOS. Reflexão E Ação, 23(3), 261-280. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6371

Edição

Seção

Educação de surdos: políticas e práticas