O FUNK OSTENTAÇÃO COMO PEDAGOGIA CULTURAL: MÚSICA, CONSUMO E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES FEMININAS NA ESCOLA

Autores

  • Juliana Ribeiro de Vargas
  • Rodrigo Saballa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7021

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Gênero, Discurso, Feminilidade, Subjetividade

Resumo

O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir dos Estudos de Gênero e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, tem como objetivo analisar e problematizar o modo como os discursos sobre gênero, sexualidade e consumo visibilizados por músicas filiadas ao gênero conhecido como funk ostentação têm operado na constituição de subjetividades em um grupo de jovens alunas, estudantes de uma rede pública de ensino. O material empírico da pesquisa decorre de observações participantes, registros em diário de campo, análise de arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das participantes da pesquisa e rodas de conversa realizadas com elas. As análises das músicas, bem como das rodas de conversa, evidenciam que o funk ostentação é uma importante pedagogia cultural que tem operado na produção das subjetividades femininas ao indicar determinado modo de ser mulher na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Juliana Ribeiro de Vargas

Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Endereço: Avenida Farroupilha, 8001, Prédio 14, Sala 217, Bairro São José, CEP 92425-900, Canoas/RS, Brasil. Endereço eletrônico: jrvargas@ulbra.edu.br

Rodrigo Saballa de Carvalho

Doutor em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Endereço: Av. Dom João Hoffmann, 313, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, Erechim/RS, Brasil. Endereço eletrônico: rsaballa@terra.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Vargas, J. R. de, & Carvalho, R. S. de. (2016). O FUNK OSTENTAÇÃO COMO PEDAGOGIA CULTURAL: MÚSICA, CONSUMO E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES FEMININAS NA ESCOLA. Reflexão E Ação, 24(1), 233-254. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7021

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação