O FUNK OSTENTAÇÃO COMO PEDAGOGIA CULTURAL: MÚSICA, CONSUMO E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES FEMININAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7021Palavras-chave:
Estudos Culturais, Gênero, Discurso, Feminilidade, SubjetividadeResumo
O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir dos Estudos de Gênero e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, tem como objetivo analisar e problematizar o modo como os discursos sobre gênero, sexualidade e consumo visibilizados por músicas filiadas ao gênero conhecido como funk ostentação têm operado na constituição de subjetividades em um grupo de jovens alunas, estudantes de uma rede pública de ensino. O material empírico da pesquisa decorre de observações participantes, registros em diário de campo, análise de arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das participantes da pesquisa e rodas de conversa realizadas com elas. As análises das músicas, bem como das rodas de conversa, evidenciam que o funk ostentação é uma importante pedagogia cultural que tem operado na produção das subjetividades femininas ao indicar determinado modo de ser mulher na contemporaneidade.Downloads
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