A CRIANÇA QUEER NO CINEMA E AS SUBVERSÕES DAS NORMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Jamil Cabral Sierra
  • Maria Rita de Assis César

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7036

Palavras-chave:

Cinema Queer, Gênero, Tomboy, Ma Vie En Rose

Resumo

Esse trabalho pretende discutir, a partir de dois filmes de temática queer, Tomboy e Ma vie en rose, como certas experiências com o corpo, o gênero e a sexualidade podem subverter a norma heterossexual e, com isso, ressignificar o próprio espaço da escola tão marcadamente preconceituoso e excludente. Para isso, o texto compõe-se de dois momentos: no primeiro deles, fazemos uma breve análise de como temos concebido a teorização queer, bem como de que maneira temos percebido suas potencialidades tanto teóricas como políticas no deslocamento da objetificação identitária dos corpos e dos gêneros; no segundo momento, tomamos a experiência cinematográfica para pensar como seria possível a constituição de vivências-afetivo-corporais capazes de deslocar o regime heteronormativo que institui os lugares do masculino e do feminino, bem como estabelecer os reflexos disso no campo escolar/educacional.

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Biografia do Autor

Jamil Cabral Sierra

Doutor em Educação. Endereço: Rua Treze de Maio, 220, Ap. 112, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: jamilcasi@gmail.com

Maria Rita de Assis César

Doutora em Educação. Endereço: Rua Mariano Torres, 275, Ap. 101, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: mritacesar@yahoo.com.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Sierra, J. C., & César, M. R. de A. (2016). A CRIANÇA QUEER NO CINEMA E AS SUBVERSÕES DAS NORMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. Reflexão E Ação, 24(1), 47-60. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7036

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação