GÊNEROS NÃO-BINÁRIOS: IDENTIDADES, EXPRESSÕES E EDUCAÇÃO

Autores

  • Neilton dos Reis
  • Raquel Pinho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7045

Palavras-chave:

Binarismo de gênero, Socialização escolar, Identidades

Resumo

Neste texto, apresentamos um ensaio teórico sobre a construção não-binária de gêneros, no qual destacamos o processo educativo como privilegiado para socialização de adolescentes, jovens e adultos, seja para manutenção, seja para (des)(re)construção de signos e significados que permeiam as identidades. Partimos da problematização das diferenças entre características naturais supostamente pré-discursivas e processo socioculturais para a compreensão de uma estruturação binária na concepção de gênero. Buscamos ainda debater a construção realizada no espaço escolar acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações. Com isso, propomos uma ação questionadora dos posicionamentos que as escolas têm assumido, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade identitária pode ser trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neilton dos Reis

Mestrando em Educação pela UFJF. Endereço: Rua Lourenço Kelmer, S/N, São Pedro, Juiz de Fora, MG, Brasil, 36036-900. Endereço eletrônico: neilton.dreis@gmail.com

Raquel Pinho

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de janeiro, RJ, Brasil, 22451-900. Endereço eletrônico: raquel.aps@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

dos Reis, N., & Pinho, R. (2016). GÊNEROS NÃO-BINÁRIOS: IDENTIDADES, EXPRESSÕES E EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 24(1), 7-25. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7045

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação