ESCOLA, HOMOSSEXUALIDADES E HOMOFOBIA: REMEMORANDO EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Vagner Matias do Prado
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7049

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Homossexualidades, Homofobia

Resumo

Ancorado nos estudos de gênero e teoria queer, o presente trabalho objetiva problematizar como a marcação social da homossexualidade é instituída por intermédio de práticas escolares da Educação Física. Apresentam-se relatos da realização de seis entrevistas semiestruturadas com jovens adultos, que se autorreconheceram como homossexuais, acerca de suas experiências em aulas de educação física. Os resultados permitem problematizar que as sexualidades não heterossexuais são estigmatizadas e inseridas em relações hierárquicas nas quais jovens homossexuais são alvo constante de manifestações de preconceito que negativizam suas expressões desejantes. A compreensão sobre algumas práticas corporais na perspectiva dicotômica do gênero, como as esportivas, reitera o processo de construção cultural das masculinidades e feminilidades, relegando às homossexualidades ao âmbito das “ininteligibilidades” sociais.

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Biografia do Autor

Vagner Matias do Prado

Doutor em Educação. UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista. Endereço: Rua Manoel Espinhosa, 570, Apto 05, CEP: 19050-440, Jardim Bongiovani, Presidente Prudente-SP, Brasil. Endereço eletrônico: vagnerprado@unoeste.br

Arilda Ines Miranda Ribeiro

Professora Doutora Titular em História da Educação. FCT/UNESP – Universidade Estadual Paulista. Endereço: Rua Roberto Simonsen, 305, CEP: 19060-900 - Presidente Prudente-SP, Brasil.. Endereço eletrônico: arilda@fct.unesp.br

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Prado, V. M. do, & Ribeiro, A. I. M. (2016). ESCOLA, HOMOSSEXUALIDADES E HOMOFOBIA: REMEMORANDO EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Reflexão E Ação, 24(1), 97-114. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.7049

Edição

Seção

Gênero e diversidade sexual na educação