A UNIVERSIDADE E SUA FUNÇÃO SOCIAL: OS AVANÇOS DA EaD E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Andréia Morés

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.8123

Palavras-chave:

Universidade, Instituição Social, Pedagogia Universitária, Educação a Distância

Resumo

A presente investigação está vinculada aos estudos realizados na tese de doutorado, na qual se investigaram os Cursos de Pedagogia EaD da UCS e UFRGS, tendo-se o objetivo de compreender a função social da universidade frente aos avanços da EaD e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. O método adotado para a investigação foi o Estudo de Caso, referendado por Yin (2005). A coleta de dados para a constituição de cada caso abarcou a análise de documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas. O lastro teórico que embasou a pesquisa foram os estudos apresentados por Belloni (2003), Chauí (2001), Santos (2004, 2005), Leite (2005), entre outros. Portanto, os resultados alcançados potencializaram a função social da universidade, e os avanços da EaD proporcionaram a expansão, a democratização do acesso e o desenvolvimento de práticas com aproximações inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Morés

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130- Bloco E - CEP 95070-560 - Caxias do Sul – RS, Brasil. Endereço eletrônico: anmores18@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Morés, A. (2017). A UNIVERSIDADE E SUA FUNÇÃO SOCIAL: OS AVANÇOS DA EaD E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Reflexão E Ação, 25(1), 141-159. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.8123

Edição

Seção

Artigos