ENVELHECIMENTO ATIVO: UM PANORAMA DO INGRESSO DE IDOSOS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa
  • Cristiane Redin Freitas
  • Melissa Lampert
  • Cláudia Tirelli

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Universidade, Desenvolvimento Social

Resumo

Este estudo toma como base o contexto social presente na atualidade que destaca o envelhecimento populacional e a longevidade como desafios para a sociedade. Deste modo, seu objetivo principal é apresentar dados sobre a inserção de idosos em cursos de graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O aumento de idosos em cursos superiores mostra uma nova faceta do envelhecimento, marcando a possibilidade de um envelhecimento satisfatório com qualidade de vida. Para tanto, apresentam-se dados comparativos da inserção de idosos em cursos de graduação nos anos de 2004 e 2015. A ampliação da proporção de pessoas idosas em idade ativa que busca por uma nova formação, pode representar além da ocupação do tempo livre, a inserção no mercado de trabalho e uma nova perspectiva para esta fase da vida.

Downloads

Biografia do Autor

Silvia Virginia Coutinho Areosa

Doutora em Serviço Social. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cristiane Redin Freitas

Doutora em Psicologia Social. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Melissa Lampert

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cláudia Tirelli

Doutora em Sociologia. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Areosa, S. V. C., Freitas, C. R., Lampert, M., & Tirelli, C. (2016). ENVELHECIMENTO ATIVO: UM PANORAMA DO INGRESSO DE IDOSOS NA UNIVERSIDADE. Reflexão E Ação, 24(3), 212-228. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407