ENVELHECIMENTO ATIVO: UM PANORAMA DO INGRESSO DE IDOSOS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa
  • Cristiane Redin Freitas
  • Melissa Lampert
  • Cláudia Tirelli

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Universidade, Desenvolvimento Social

Resumo

Este estudo toma como base o contexto social presente na atualidade que destaca o envelhecimento populacional e a longevidade como desafios para a sociedade. Deste modo, seu objetivo principal é apresentar dados sobre a inserção de idosos em cursos de graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O aumento de idosos em cursos superiores mostra uma nova faceta do envelhecimento, marcando a possibilidade de um envelhecimento satisfatório com qualidade de vida. Para tanto, apresentam-se dados comparativos da inserção de idosos em cursos de graduação nos anos de 2004 e 2015. A ampliação da proporção de pessoas idosas em idade ativa que busca por uma nova formação, pode representar além da ocupação do tempo livre, a inserção no mercado de trabalho e uma nova perspectiva para esta fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Virginia Coutinho Areosa

Doutora em Serviço Social. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cristiane Redin Freitas

Doutora em Psicologia Social. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Melissa Lampert

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cláudia Tirelli

Doutora em Sociologia. UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Endereço: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Areosa, S. V. C., Freitas, C. R., Lampert, M., & Tirelli, C. (2016). ENVELHECIMENTO ATIVO: UM PANORAMA DO INGRESSO DE IDOSOS NA UNIVERSIDADE. Reflexão E Ação, 24(3), 212-228. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407