LER PARA SER: A LEITURA NA PERSPECTIVA FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8935Palavras-chave:
Realidade, Leitura, Paulo Freire, Aprender, Ler.Resumo
O texto apresenta uma reflexão sobre a leitura à luz da concepção de Paulo Freire, que a infere como prática social capaz de levar o sujeito a compreender os intercursos ideológicos da realidade. Nesse sentido, o mesmo objetiva compreender a importância da leitura tendo como parâmetro a perspectiva de Paulo Freire. Para tanto, sua construção metodológica pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, a qual investigou o campo teórico-conceitual da leitura, trançando uma reflexão a partir de Freire (1987; 1996; 2001; 2003). Desse modo, como resultado, a interface entre leitura e o pensamento freireano sinaliza a necessidade de explicitar o ato de ler como via de construção de uma consciência individual e coletiva acerca das tramas que atravessam a realidade. Assim, a intenção proposta é propiciar a consideração imprescindível da leitura na construção de um ser humano crítico e instrumentalizado para transformação ideológica da sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.