LER PARA SER: A LEITURA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • José Calvalcante Lacerda Junior Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8935

Palavras-chave:

Realidade, Leitura, Paulo Freire, Aprender, Ler.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a leitura à luz da concepção de Paulo Freire, que a infere como prática social capaz de levar o sujeito a compreender os intercursos ideológicos da realidade. Nesse sentido, o mesmo objetiva compreender a importância da leitura tendo como parâmetro a perspectiva de Paulo Freire. Para tanto, sua construção metodológica pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, a qual investigou o campo teórico-conceitual da leitura, trançando uma reflexão a partir de Freire (1987; 1996; 2001; 2003). Desse modo, como resultado, a interface entre leitura e o pensamento freireano sinaliza a necessidade de explicitar o ato de ler como via de construção de uma consciência individual e coletiva acerca das tramas que atravessam a realidade. Assim, a intenção proposta é propiciar a consideração imprescindível da leitura na construção de um ser humano crítico e instrumentalizado para transformação ideológica da sociedade.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Lacerda Junior, J. C., & Gasparetto Higuchi, M. I. (2017). LER PARA SER: A LEITURA NA PERSPECTIVA FREIREANA. Reflexão E Ação, 25(2), 101-118. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8935