FREIRE E O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Rocha Villar de Alcantara Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8975

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e Adultos, Imagem Visual, Análise Arqueológica do Discurso.

Resumo

Este ensaio cumpre duas funções. A primeira consiste em analisar a ordem do discurso que faz emergir o uso da imagem no processo de alfabetização presente na proposta pedagógica freireana. A segunda, ao mesmo tempo em que opera com a abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso – AAD, proposta por Michel Foucault, visa afirmar que a AAD se caracteriza como uma possibilidade de investigação no campo da educação, especificamente, da educação popular. Constatamos que o enunciado do uso pedagógico da imagem aparece em menções sobre os gêneros do desenho pictórico, fotográfico e audiovisual. O emprego de imagens visuais está relacionado às noções de código visual, representação de mundo e objeto de conhecimento e às funções de associação mnemônica, ilustração e mediação do conhecimento como estratégias pedagógicas da alfabetização de jovens e adultos. O estudo assinala, de um lado, a pertinência teórico-metodológica da AAD e, de outro, que, embora Freire não tenha desenvolvido uma discussão elaborada, a problemática da imagem visual não deixou de ser objeto de sua atenção e utilização na prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo, Doutor (UFC) e mestre (UFPB) em educação. Professor do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação (DFE). E líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), vinculado a Linha de Pesquisa Educação Popular, do PPGE/UFPB.

Raquel Rocha Villar de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga e mestranda (UFPB) em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), vinculado a Linha de Pesquisa Educação Popular, do PPGE/UFPB

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Carlos, E. J., & Alcantara, R. R. V. de. (2017). FREIRE E O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Reflexão E Ação, 25(2), 46-64. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8975