Sobre a Revista

Foco e Escopo

A  Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde/ Interdisciplinary Journal of Health Promotion –  RIPS  é  a publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Promoção da  Saúde e do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade  de  Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A revista publica três volumes ao ano, sendo de acesso aberto, revisada por pares e com processo de submissão e publicação sem taxas. Publica artigos científicos originais, Estudo de Casos, Revisão Sistemática e Metanálises e Cartas ao Editor. O corpo editorial é composto por docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino e centros de pesquisas nacionais e internacionais com elevado senso ético e científico, capacidade crítica e de formação de recursos humanos. O periódico divulga as experiências e estudos científicos relacionados aos assuntos que contribuam para o conhecimento na área da promoção, prevenção e recuperação da saúde, vinculados a estudos e pesquisas da área da saúde ou de outros campos de investigação a elas vinculados e com enfoque interdisciplinar. Aceita artigos com abordagens quantitativa e qualitativa, pesquisas de natureza descritiva, analítica, estudos clínicos, epidemiológicos e ambientais, que tenham como objetivo final a divulgação do conhecimento científico em Promoção da Saúde e em Saúde Coletiva/Pública. Poderão ser elaborados números ou suplementos como consensos, anais de eventos e séries especiais. O objetivo é apoiar a divulgação de ações realizadas no âmbito da promoção da saúde que visem contribuir para a compreensão e controle dos problemas de saúde que afetam a sociedade em diferentes níveis de atenção à saúde. Estimulamos o envio de suas pesquisas nesse periódico de ampla abrangência para a divulgação dos avanços nas pesquisas da área da saúde!

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos são submetidos exclusivamente pelo cadastro no site.

Os autores devem identificar-se corretamente no sistema no momento da submissão, incluir o texto sem dados de identificação dos autores.

Os textos devem ser originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais).

Os textos recebidos terão submissão cega a dois pareceristas. Em caso de não concordância entre os mesmos sobre o parecer relativo ao texto, o mesmo será submetido a um terceiro avaliador.  O processo pode ser acompanhado por meio do sistema com o login e senha criados no momento do cadastro do autor.

O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:

  1. Aprovado sem revisões (ou mínimas revisões);
  2. Aprovação condicionada às revisões;
  3. Sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer);
  4. Rejeitado.

Após o parecer favorável dos revisores, os artigos poderão passar por uma última avaliação editorial. E, após o aceite do manuscrito, uma prova gráfica será enviada para o e-mail do autor correspondente. Os autores deverão encaminhar a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento.

Os textos serão analisados e avaliados observando os seguintes critérios:

  • Tema: é original, importante e bem definido;
  • Título: é adequado aos objetivos do estudo, claro, coerente com o conteúdo do trabalho;
  • Resumo, Abstract e Resumen: está de acordo com as normas da revista (número de palavras e se estruturam em Objetivo, Método, Resultados e Conclusão);
  • Keywords e Palabras-clave: condizem com o estudo e são esclarecedores. São Descritores selecionados do DeCS;
  • Introdução: é clara e direta, com sequência ordenada de ideias, apresenta o problema, justifica e apresenta objetivo do estudo;
  • Método: é apropriado e bem definido, apresenta detalhes suficientes para que outros pesquisadores possam avaliar ou repetir o trabalho. Pesquisa original tem aprovação do CEP;
  • Análise Estatística: é adequada à problemática e está coerente;
  • Princípios éticos: foram respeitados e citados;
  • Resultados e Discussão: críticos e coerentes, bem fundamentados de acordo com artigos recentes da literatura, com conclusão adequada à hipótese do estudo;
  • Referências: são atuais, diversificadas e de reconhecimento científico, seguem as normas de Vancouver;
  • Relevância Científica: apresenta contribuições para a área;
  • Qualidade do conteúdo: é importante para a área a publicação do artigo;
  • Ilustrações/Tabelas/Gráficos: adequados e condizentes.

Periodicidade

A revista tem periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza a Rede Cariniana para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...


Preservado em:

Conflito de Interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. 

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. 

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Declaração de Direito Autoral e Transferência de Direito Autoral

O autor deve declarar que o artigo é original (não foi publicado previamente), não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros.

Submetido o artigo, a Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde reserva-se no direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. 

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da RIPS, sendo que, as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de responsabilidade dos mesmos.

Diretrizes de Conduta Ética

AUTORIA

Mencionar os autores em um artigo científico garante que as pessoas adequadas recebam crédito e sejam responsabilizadas pela pesquisa. Deixar de representar intencionalmente a relação de um cientista com seu trabalho é considerada uma falha de conduta ética que enfraquece a confiança na descrição do próprio trabalho.

É vedado listar nomes de pessoas que não contribuíram para o artigo, inclusive autores convidados para fins de aumentar as chances de publicação;
É vedado submeter artigos para publicação sem a permissão do autor;
Partícipes da autoria, seja na escrita, coleta de dados ou qualquer outra função que tenha contribuído para a pesquisa, devem ser mencionados em seção específica do artigo a fim de evitar “autorias fantasmas”.

PLÁGIO

Um dos tipos mais comuns de falha de conduta ética é o plágio – quando um autor intencionalmente usa o trabalho de outro sem permissão, crédito ou conhecimento. O plágio assume diferentes formas, desde cópia literal até a paráfrase do trabalho de outro autor.

A cópia literal de excertos só é permitida caso tenha a fonte referenciada e esteja localizada no texto utilizando aspas de acordo com as normas para publicação;
É vedada a cópia substancial de materiais de pesquisa, processos, tabelas, equipamentos. Se o artigo se utilizar da essência de outro artigo, este deverá ser devidamente referenciado;
A paráfrase só é permitida caso tenha a fonte referenciada e não mude o significado pretendido pelo autor original;
É vedada a reciclagem de texto.

FRAUDE NA PESQUISA

Fraude na pesquisa é publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

Pode ser requisitado que autores enviem dados brutos que tenham conexão com a pesquisa para revisão editorial. Logo, todos os dados devem ser armazenados por certo tempo após a publicação;
Imagens só podem ser manipuladas a fim de melhorar sua clareza;
Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser melhorada, escurecida, movida, removida ou introduzida;
Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação do original.

CONFLITO DE INTERESSES

Quando um investigador, autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal/financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses. Esses relacionamentos são também conhecidos como duplos comprometimentos, interesses conflitantes ou lealdades conflitantes. 

Ao submeter um artigo, declarar explicitamente se existem ou não potenciais conflitos de interesse, seja com participantes da investigação, seja com agências que por ventura proveram recursos para a pesquisa;
Isso deve ser indicado no manuscrito em uma página de notificação. Caso haja detalhamentos extensos sobre a possibilidade de conflito, enviar um documento no formato de carta como documento suplementar, por meio do sistema SEER.

SUBMISSÕES SIMULTÂNEAS, PUBLICAÇÕES MÚLTIPLAS E/OU DUPLICADAS

Autores têm a obrigação de certificar que seus artigos sejam baseados em pesquisa original e nunca antes publicados. Submeter ou ressubmeter trabalhos para publicação duplicada intencionalmente é considerado quebra de ética em publicações.

Evite submeter um artigo para publicação em mais de um periódico por vez;
Mesmo se o artigo estiver sob processo de revisão, aguarde até receber a resposta para então submetê-lo em outro periódico;
Evite submeter artigos publicados em outros periódicos para consideração de um novo periódico;
Evite submeter artigos diferentes mas que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes;
Sempre informe sobre qualquer submissão anterior do artigo (inclusive apresentações, resumos e postagens de resultados ou registros) que possa ser considerada uma submissão duplicada;
Caso queira publicar o artigo em um periódico de outro país ou língua, entre em contato com a equipe editorial;
Revelar quaisquer detalhes da publicação do artigo em outras línguas ou países.