Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na aba "Sobre" item "Submissões".
  • O manuscrito é inédito e original e não está em avaliação em outro periódico simultaneamente. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea, o manuscrito será desconsiderado. Tal prática constitui grave falta de ética do autor.
  • Indicar, no mínimo, dois possíveis revisores (nome completo e e-mail) que tenham afinidade ao tema tratado no manuscrito. Esses revisores devem possuir título de doutor e podem ser selecionados ou não pela Equipe Editorial, de acordo com a pertinência.
  • Cada autor (a) poderá publicar um artigo científico por ano.
  • O manuscrito está em formato de documento (doc ou docx). Os arquivos em PDF ou em outros formatos não serão aceitos.
  • A “Transferência de Direito Autoral” está assinada por todos os autores e anexada na submissão.
  • A “Declaração de Direito Autoral” está assinada por todos os autores e anexada na submissão.
  • A folha de rosto (disponibilizada no site) está preenchida com todas as informações de autoria. Todos os coautores foram registrados no formulário de cadastro de metadados no sistema. Em "Inserir Metadados – Lista de Coautores – Incluir coautor". Informações imprescindíveis: NOME – E-MAIL – Nº ORCID – INSTITUIÇÃO DE VÍNCULO/AFILIAÇÃO.
  • O manuscrito está nas normas da revista conforme o modelo de TEMPLATE disponibilizado.
  • Considerações Éticas
    Ao relatar pesquisas que envolvam seres humanos, indique se os procedimentos seguidos estão de acordo com os padrões do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e das recomendações da Resolução nº 466/2012 e/ou da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O autor tem a responsabilidade de incluir na submissão o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

Diretrizes para Autores

➤ NOTA: A REVISTA ESTÁ ACEITANDO SUBMISSÕES DE MANUSCRITOS NESSE MOMENTO.

1) Delineamento de pesquisa

Os manuscritos submetidos devem se enquadrar em um dos delineamentos a seguir e atender suas respectivas características

Delineamento de pesquisa
   
Artigo Original Estudo de Caso / Série de Casos Comunicação
Rápida / Cartas ao Editor
Estudos de Revisão 
Número máximo de  palavras (excluindo figuras e incluindo referências e tabelas) 6.000 4.000 2.000 8.000
Número mínimo de palavras (excluindo figuras e incluindo referências e tabelas) 4.500 3.000 1.500 6.000
Número máximo de tabelas e figuras 5 3 1 5
         

Estrutura do Texto

Tabela 2. Requisitos para Estrutura do Texto
Seção Requisito
Folha de rosto (1) o título do artigo; (2) nomes completos dos autores; (3) instituição (ões) de origem, com cidade, estado e país; (4) nome do autor correspondente, com endereço completo, ORCID e e-mail.
Resumo

(1) resumo em portugues, inglês e espanhol de até 250 palavras, estruturado de forma a conter: objetivo, método, resultados e conclusão ou considerações finais; (2) três a cinco palavras-chave em portugues, inglês e espanhol, que constem no Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) ou nos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS).

   
Introdução (1) justificativa objetiva para o estudo, com referências pertinentes ao assunto; (2) ao final da introdução deve constar o objetivo do artigo.
Método 1) descrição clara da amostra utilizada (omitir informações do local em que a pesquisa foi realizada, a fim de garantir sua versão cega); (2) Termo de Consentimento para estudos experimentais envolvendo humanos e número do parecer do Comitê de Ética (envio do parecer como suplemento e omitir a informação no corpo do manuscrito em sua primeira versão a fim de garantir sua versão cega); 3) identificação e descrição dos métodos, aparelhos e procedimentos utilizados; (4) incluir o método de análise dos dados (se for o caso).
Resultados Apresentação dos resultados em sequência lógica, em forma de texto, tabelas e ilustrações; evitar repetição de dados em Tabelas ou Ilustrações e no texto.
Discussão (opcional se Resultados e Discussão agrupados) (1) ênfase nos aspectos originais e importantes do estudo; (2) relevância e limitações dos achados, confrontando com os dados da literatura, incluindo implicações para futuros estudos.
Conclusões ou Considerações finais Essa seção dever ser sucinta e sem referências, sumarizando as conclusões do estudo; recomendações podem ser incluídas, quando relevantes.
Agradecimentos (1) contribuições que justificam agradecimentos, mas não autoria; (2) fontes de financiamento e apoio de uma forma geral.
Tabelas (opcional) Incluir o título acima da tabela e legenda abaixo. Numerar em ordem crescente em números arábicos. Deve incluir na legenda o teste estatístico empregado e o significado de todas as abreviaturas. Todas as tabelas devem ser referidas no texto. Observar o limite de tabelas e figuras de acordo com o delineamento de pesquisa.
Figuras (opcional) 

Incluir o título acima da figuras e legenda abaixo. Numerar em ordem crescente em números arábicos. Quando necessário, incluir na legenda o teste estatístico empregado e o significado de todas as abreviaturas. Todas as figuras devem ser referidas no texto. Observar o limite de combinado de tabelas e figuras de acordo com o delineamento de pesquisa.

Referências Devem ser numeradas na sequência em que aparecem no texto. As referências citadas somente em legendas de tabelas ou figuras devem ser numeradas de acordo com sua ordem de aparição.


2) Formatação dos manuscritos

*Ao submeter seu manuscrito é obrigatório que envie a folha de rosto com os dados preenchidos corretamente.

*É possível fazer uma cópia dos arquivos disponibilizados acima, para que possam ser editados e utilizados, para isso, siga o passo-a-passo: abra o link onde os modelos estão disponíveis > Clique em “Arquivo”, no menu > Clique em “Fazer uma cópia” (3ª opção).

Formatação Geral

O manuscrito deve ser digitado em editor de texto do tipo Microsoft Word / Doc. Não serão aceitos manuscritos em PDF. Fonte 12 (Times New Roman), em espaço simples, papel tamanho A4, com margens de 2,5cm, sem numerar linhas ou parágrafos.

Formatação das tabelas
As tabelas devem vir incluídas no texto (no mesmo arquivo). Devem ser elaboradas em espaçamento simples, possuir um título explicativo e que conste recorte geográfico e temporal do estudo.

Ex.: Tabela 1 - Distribuição das características sociodemográficas e econômicas e qualidade de vida, entre pessoas com hipertensão arterial assistidas pela Estratégia Saúde da Família, Curitiba, Paraná, 2020.

Formatação das figuras
Figuras devem ser incluídas no texto e enviadas em arquivos individuais (jpg ou gif), com no máximo 90 dpi de resolução. As legendas devem vir incluídas no texto, no mesmo arquivo. Quando a figura representar uma fotografia, exame físico ou clínico por imagem, sugerimos incluir a escala de tamanho quando pertinente.

DOI - Digital Object Identifier
É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet. Utiliza o padrão ISO (ISO 26324). O sistema DOI fornece uma infraestrutura técnica e social para o registro e uso de identificadores persistentes interoperáveis, chamado DOIs, para uso em redes digitais. O autor tem a responsabilidade de informar no subtítulo "referências", o DOI de todas as referências (quando houver).

Ex.: Suwannin P, Jangpatarapongsa K, Polpanich D, Alhibshi A, Errachid A, Elaissari A. Enhancing leptospirosis control with nanosensing technology: a critical analysis. Comp Immunol Microbiol Infect Dis 2024 Jan; 104:102092. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cimid.2023.102092. 

Formatação das Referências
Pelo menos 40% das referências devem ser internacionais e 40% das referências publicadas nos últimos 5 anos.

A RIPS adota as “Normas de Vancouver”, disponível em http://www.icmje.org, como referência para aveiculação de seus trabalhos, para as abreviações de revistas buscar no NLM Catalog: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals.

Deve-se evitar utilizar "comunicações pessoais" ou "observações não publicadas" como referências. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de exclusiva responsabilidade dos autores. 

Exemplos:

Artigos de periódicos
1. Bouchard C, Antunes-Correa LM, Ashley EA, Franklin N, Hwang PM, Mattsson CM, Negrao CE, Phillips SA, Sarzynski MA, Wang PY, Wheeler MT. Personalized preventive medicine: genetics and the response to regular exercise in preventive interventions. Prog Cardiovasc Dis 2015;57(4):337-46. doi: http://dx.doi.org/10.1016 / j.pcad.2014.08.005
2. Costa AIS, Chaves MD. Dor em pacientes oncológicos sob tratamento quimioterápico. Rev Dor 2002;13(1):45-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000100008

Volume com suplemento
3. Geerts WH, Pineo GF, Heit JA, et al. Prevention of venous thromboembolism: the Seventh ACCP Conference. Chest 2004;126(Suppl 3):338S-40.

Número com suplemento
4. Malta DC, Leal MC, Costa MFL, Morais Neto OL. Inquéritos nacionais de saúde: experiência acumulada e proposta para o inquérito de saúde brasileiro. Rev Bras Epidemiol 2008; 11 (2 Supl 1):159-67.

Autoria institucional
5. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº. 2436 de 21 de setembro de 2017. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil; 2017.

Livros
6. Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press. 2005. 194 p.

Capítulo de livro
7. Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

Anais de congresso
8. Santos C, Borges AM. Educação em saúde: um relato de experiência sobre sala de espera. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde. Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde. 2016 out 18-20; Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul: Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; 2016.

Portarias e Leis
9. Brasil. Lei nº. 8.080, dia 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e da outras previdências. Brasília, set. 1990.

Tese e dissertações
10. Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans. PhD [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002. 11. Hincks CL. The detection and characterisation of novel papillomaviruses. Biomedical Science, Honours [thesis]. Murdoch (WA): Murdoch University; 2001.

Documentos eletrônicos
12. Instituto Australiano de Saúde e Bem-Estar. Doenças crônicas e fatores de risco associados [documento na Internet]. Canberra: o Instituto; 2004 [atualizado em 22 de junho de 2005; citado em 30 de junho de 2005]. Disponível em: http://www.aihw.gov.au/cdarf/index.cfm.

3) Requisitos para considerações éticas
Ao relatar pesquisas que envolvam seres humanos, indique se os procedimentos seguidos estão de acordo com os padrões do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e das recomendações da Resolução nº 466/2012 e/ou da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O autor tem a responsabilidade de incluir na submissão o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

4) Processo de submissão e revisão dos artigos

Etapas

Etapa O que ocorre
1) Submissão Os autores submetem os manuscritos garantindo o atendimentos de todas as normas listadas. Cabe ao autor correpondente a conferência dos itens listados no checklist. Artigos que não atenderem totalmente as normas não passarão a próxima etapa, sendo retornados diretamente ao autor correspondente.
2) Revisão inicial e parecer Os editores e/ou revisores, avaliam o artigo, tomando a decisão se o manuscrito pode ou não ser publicado em sua versão atual, necessita ajustes ou não pode ser publicado.
3) Revisão pelos autores Cabe aos autores responder as críticas e sugestões dos revisores e editores. A versão atualizada do manuscrito com as alterações devidamente marcadas dever ser enviada para a RIPS, justamente com uma carta detalhando a respostas dos autores a todos os pontos levantados na revisão.
4) Revisão final e parecer (artigos com parecer favorável) Cabe aos revisores e editores verificar se todas as recomendações para os autores foram executadas pelos autores. Nesta etapa os manuscritos podem seguir diretamente para a etapa de editoração ou serem submetidos para os autores para ajustes adicionais, retornando para etapa 3.
5) Editoração Nessa etapa o corpo técnico da revista editora o manuscrito de acordo com o layout da RIPS. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas aos autores e necessitam de aprovação o mais breve possível.
6) Correção das provas Após o término da etapa de editoração, uma prova gráfica será enviada para o e-mail do autor correspondente. Os autores deverão encaminhar a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento

Requisitos da Carta de Submissão

Uma carta em arquivo anexo, redigida pelo autor correspondente, informando a respeito de submissão prévia ou dupla ou submissão de qualquer parte do trabalho atual e situações que possa levar a conflitos de interesse. Essa carta deve também detalhar que contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Os autores devem preencher e anexar os arquivos abaixo na seção documentos complementares:

Clique aqui para baixar a Declaração de Originalidade, Integridade e Responsabilidade
Clique aqui para baixar o modelo de Transferência de Direitos Autorais

Indicação de Revisores
Juntamente com a submissão, os autores deverão indicar nomes de no mínimo dois possíveis revisores (e seus contatos como e-mail e telefone) que tenham afinidade ao tema tratado no artigo. Esses revisores deverão, preferencialmente, possuir título de doutor e não poderão ter publicado artigos em conjunto com qualquer dos autores. Esses nomes poderão ser escolhidos ou não pelo conselho de editores que julgará sua pertinência como revisores.

 

ARTIGO ORIGINAL

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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