Conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre promoção da saúde

Autores

  • Bruna Fernanda Justino da Costa Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, PR, Brasil.
  • Mateus Dias Antunes Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2325-2548
  • Leonardo Pestillo de Oliveira Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, PR, Brasil.
  • Glaukus Regiani Bueno Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12940

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação Física, Professores, Empoderamento, Ensino Médio.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento dos professores de educação física em relação à promoção da saúde. Métodos: O presente estudo se caracteriza por uma análise de pensamentos, nesse sentido foi a plicado a metodologia qualitativa, e para seu desenvolvimento, o trabalho se adequou por meio de um caráter exploratório descritivo analítico. Para alcançar esse escopo, foi aplicado um questionário sócio demográfico semiestruturado. O experimento didático foi aplicado para todos os professores de educação física do ensino médio das escolas da rede estadual do município de Loanda – PR, totalizando 6 profissionais. Resultados: Nas perspectivas das análises sobre a promoção da saúde, notamos resultados condizentes em relação ao seu conceito na essência, porém, desprovidos de uma noção mais aprofundada de alguns conceitos e ações sobre o tema. Alguns aspectos importantes foram evidenciados, como o ensinamento das questões sobre promoção da saúde nas escolas, necessidades de intervenções de capacitação para os profissionais da educação física e planejamento de ações visando a dissipação do conceito de promoção da saúde no ambiente escolar. Conclusão: Percebe-se que o conhecimento da maioria dos respondentes mostrou-se relevante sobre o tema, entretanto, desprovidos de uma noção mais aprofundada dos conceitos e ações, restringindo-se a experiências focais. Destaca-se a importância de estudos na área para atualizações sobre a promoção da saúde, que contribua efetivamente para o desenvolvimento de capacidades, aquisições, competências e empoderamento dos professores.

 

Palavras-chave: 

 

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Biografia do Autor

Bruna Fernanda Justino da Costa, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, PR, Brasil.

Profissional de Educação Física pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, PR, Brasil.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia, pelo Centro Universitário de Maringá – UniCesumar (2015). É pós-graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso, pela Faculdade Metropolitana de Maringá – FAMMA (2017) e Mestre em Promoção da Saúde, pelo Centro Universitário de Maringá – UniCesumar (bolsista da CAPES) (2017). Atua como revisor de 39 periódicos científicos internacionais e nacionais. Professor de graduação e pós-graduação da Unyleya (2017-atual). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção da Universidade de São Paulo (USP) (2018) e do Grupo de Pesquisa Atividade Física e Envelhecimento do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) (2012-atual). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: idoso, práticas corporais e atividade física, espaços e práticas que promovem a saúde de indivíduos, grupos e famílias e saúde e meio ambiente.

Atua como revisor dos seguintes periódicos:

Periódico: INTERFACES CIENTÍFICAS - SAÚDE E AMBIENTE

Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde

Periódico: ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS

Periódico: The Open Nursing Journal
Periódico: Journal Health NPEPS

Periódico: Cuestiones de Fisioterapia

Periódico: DISCIPLINARUM SCIENTIA

Periódico: REVISTA FAMÍLIA, CICLOS DE VIDA E SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL
Periódico: Conexão ciência (Online)
Periódico: Saúde (Santa Maria)
Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Periódico: Revista Inspirar
Periódico: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Periódico: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso)
Periódico: Educação Física em Revista (Brasília)
Periódico: Revista Saúde e Pesquisa
Periódico: BARBARÓI (UNISC. ONLINE)
Periódico: FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO
Periódico: REVISTA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Periódico: INVESTIGAÇÃO
Periódico: FISIOTERAPIA BRASIL
Periódico: CINERGIS
Periódico: Tecno-lógica (Santa Cruz do Sul . Online)
Periódico: REVISTA GESTÃO & SAÚDE (BRASÍLIA)
Periódico: PERSPECTIVAS ONLINE: BIOLÓGICAS E SAÚDE
Periódico: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Periódico: CADERNOS BRASILEIROS DE SAÚDE MENTAL
Periódico: RAHIS. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Periódico: REVISTA SAÚDE & CIÊNCIA ONLINE
Periódico: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Periódico: Revista Eletrônica Nacional de Educação Física (RENEF)
Periódico: ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FAMERP)
Periódico: TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA
Periódico: Diálogos de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Periódico: Atas de Ciências da Saúde (ACiS)
Periódico: Revista de Gestão em Sistemas de Saúde
Periódico: REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Leonardo Pestillo de Oliveira, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, PR, Brasil.

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Pós-doutorado em Saúde Global pela Duke University-EUA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Promoção da Saúde. Atualmente é professor do Mestrado em Promoção da Saúde e do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Psicologia, Esporte e Saúde - PES. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar. Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Glaukus Regiani Bueno, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, PR, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (2008), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Mestre em Promoção de Saúde com linha de pesquisa em Educação e Tecnologias em Promoção de Saúde pela UniCesumar (Bolsista CAPES). É Fisioterapeuta e docente pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Anatomia Humana e Promoção da Saúde.

Referências

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Costa, B. F. J. da, Antunes, M. D., Oliveira, L. P. de, & Bueno, G. R. (2018). Conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre promoção da saúde. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 1(3), 169-177. https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12940

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL