Conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v1i3.12940Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação Física, Professores, Empoderamento, Ensino Médio.Resumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento dos professores de educação física em relação à promoção da saúde. Métodos: O presente estudo se caracteriza por uma análise de pensamentos, nesse sentido foi a plicado a metodologia qualitativa, e para seu desenvolvimento, o trabalho se adequou por meio de um caráter exploratório descritivo analítico. Para alcançar esse escopo, foi aplicado um questionário sócio demográfico semiestruturado. O experimento didático foi aplicado para todos os professores de educação física do ensino médio das escolas da rede estadual do município de Loanda – PR, totalizando 6 profissionais. Resultados: Nas perspectivas das análises sobre a promoção da saúde, notamos resultados condizentes em relação ao seu conceito na essência, porém, desprovidos de uma noção mais aprofundada de alguns conceitos e ações sobre o tema. Alguns aspectos importantes foram evidenciados, como o ensinamento das questões sobre promoção da saúde nas escolas, necessidades de intervenções de capacitação para os profissionais da educação física e planejamento de ações visando a dissipação do conceito de promoção da saúde no ambiente escolar. Conclusão: Percebe-se que o conhecimento da maioria dos respondentes mostrou-se relevante sobre o tema, entretanto, desprovidos de uma noção mais aprofundada dos conceitos e ações, restringindo-se a experiências focais. Destaca-se a importância de estudos na área para atualizações sobre a promoção da saúde, que contribua efetivamente para o desenvolvimento de capacidades, aquisições, competências e empoderamento dos professores.
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