Análise de série histórica de dados da educação especial no estado da Paraíba/Brasil

Autores

  • Alexandre Dido Balbinot
  • Arieli Haubert

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v1i4.12997

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Paraíba/Brasil.

Resumo

Objetivo: analisar o percurso transcorrido pela educação especial no Estado da Paraíba, analisando-se assim a trajetória do cenário de atendimento instaurado no Estado. Método: pesquisa do tipo ecológica composta por uma série histórica de dados secundários referentes às matrículas realizadas em estabelecimentos de ensino localizados no Estado da Paraíba/Brasil, entre os anos de 2005 e de 2013. A análise inferencial composta pelos testes de Correlação de Spearman e Regressão de Poisson robusta. Foi empregado Intervalo de Confiança de 95% e p<0,05. Resultados: foi observada redução na quantidade de matrículas da educação básica em aproximadamente 2%. Nas matrículas da educação especial houve aumento em aproximadamente 8%, com retração em classes especiais em torno de 21% e aumento em classes comuns do ensino regular em 15%. Conclusão: este aspecto demonstra a evolução do cenário educacional brasileiro, com a alternância de um modelo focado em classes especiais, para um modelo com a integração dos sujeitos em classes comuns.

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Biografia do Autor

Alexandre Dido Balbinot

Educador Físico. Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS/CAPES). Especialista em Saúde Mental Coletiva (RIS/ESP/HPSP). Especialista em Avaliação e Treinamento Físico com ênfase na saúde e/ou rendimento esportivo (ESEF/UFRGS). Professor especialista do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

Arieli Haubert

Psicóloga. Educadora social do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

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Publicado

2018-10-04

Como Citar

Balbinot, A. D., & Haubert, A. (2018). Análise de série histórica de dados da educação especial no estado da Paraíba/Brasil. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 1(4), 233-241. https://doi.org/10.17058/rips.v1i4.12997

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL