Análise de série histórica de dados da educação especial no estado da Paraíba/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v1i4.12997Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, Paraíba/Brasil.Resumo
Objetivo: analisar o percurso transcorrido pela educação especial no Estado da Paraíba, analisando-se assim a trajetória do cenário de atendimento instaurado no Estado. Método: pesquisa do tipo ecológica composta por uma série histórica de dados secundários referentes às matrículas realizadas em estabelecimentos de ensino localizados no Estado da Paraíba/Brasil, entre os anos de 2005 e de 2013. A análise inferencial composta pelos testes de Correlação de Spearman e Regressão de Poisson robusta. Foi empregado Intervalo de Confiança de 95% e p<0,05. Resultados: foi observada redução na quantidade de matrículas da educação básica em aproximadamente 2%. Nas matrículas da educação especial houve aumento em aproximadamente 8%, com retração em classes especiais em torno de 21% e aumento em classes comuns do ensino regular em 15%. Conclusão: este aspecto demonstra a evolução do cenário educacional brasileiro, com a alternância de um modelo focado em classes especiais, para um modelo com a integração dos sujeitos em classes comuns.
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